82 views 5 mins

Para brindar nas festas de fim de ano: entenda a importância da rolha para o espumante

em Destaques
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O som não poderia ser mais festivo: o ‘poc’ de um espumante sendo aberto é sinal de que vêm comemoração e bons momentos por aí. Nas festas de fim de ano, esse ritual se repete com frequência, antecipando o brinde com a família e amigos.

O ato de espocar a rolha de um espumante vem carregado de uma série de particularidades. Conhece-las é uma boa dica para impressionar a todos com um comentário inteligente e inusitado! Você já deve ter percebido que, diferentemente dos vinhos, as rolhas dos espumantes têm um formato que lembra um cogumelo.

Ocorre que, antes de serem colocadas na garrafa, elas são praticamente iguais às utilizadas para vedar as garrafas de vinho. O que muda é o diâmetro um pouco maior, entre 30,5 mm e 31,5 mm – o comprimento, de 48 mm a 54 mm. Há outra particularidade para além de sua aparência que as diferem: a rolha de espumante possui duas ou três peças de cortiça natural inteira.

A parte que fica de fora da garrafa é feita de cortiça prensada (aglomerada), de modo a oferecer rigidez e facilitar a extração da rolha. Já a parte interna, que fica em contato com o líquido, recebe um mix de cortiça maciça e elástica, para que se molde ao formato da garrafa e preencha as paredes, suportando a pressão ali existente.

Após se comprimida para que entre no bico da garrafa, através de sua elasticidade natural, a cortiça volta a ter seu tamanho normal, se moldando ao interior do gargalo e ganhando o formato de cogumelo. Caso ela permaneça com esse feitio ao ser retirada da garrafa, significa que a rolha utilizada era de boa qualidade. E é preciso que seja.

Fotos: Augusto Tomasi

A rolha de um espumante, com a ajuda da gaiola, serve para que, ao mesmo tempo, não entre oxigênio e não haja liberação de gás carbônico, mantendo a pressão na garrafa. São cerca de 5 atmosferas ou 70 libras de pressão, cerca de duas vezes a quantidade de ar de um pneu de automóvel.

Mas pode ficar tranquilo. Embora realmente seja necessário manusear a garrafa com cuidado, elas são muito resistentes e suportam até sete vezes a pressão contida em seu interior. Uma última curiosidade: a máquina de arrolhar o espumante comprime a rolha a 18mm, permitindo sua entrada no bico da garrafa.

A escolha do espumante é bastante pessoal, mas algumas orientações básicas podem auxiliar na compra da bebida para tornar o momento mais especial. Na ceia completa de Natal, com ave, carne suína, panetone e complementos, existem sabores e texturas bastante diferentes. A dica, portanto, é escolher um espumante que consiga harmonizar com todos os pratos, como o Garibaldi Prosecco (bebida leve e delicada).

Se a ideia é degustar um panetone com chocolate (chocotone), vale apostar na harmonização com o espumante Garibaldi Moscatel, que consegue equilibrar muito bem o paladar. Quem vai receber convidados em casa deve ficar atento a essa dica: é importante mesclar estilos de espumante, dessa forma se atinge maior número de paladares.

“Normalmente, opta-se por espumantes mais leves, assim é possível agradar desde quem está iniciando no mundo do vinho até quem já tem mais conhecimento. Para surpreender os convidados, inclua um espumante rosé, variedade que está em alta e impressiona pelo sabor”, enfatiza o enólogo Ricardo Morari.

Uma sugestão é o Garibaldi Prosecco Rosé Brut, primeiro espumante brasileiro rosé nessa variedade, exclusividade da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Ele carrega em sua composição até 5% de uvas Pinot Noir, que imprimem a coloração característica à bebida.

Mantendo o aspecto delicado dos rosés, apresenta um perfil aromático mais complexo e harmoniza perfeitamente com saladas, peixes leves, frutos do mar, sopas cremosas, canapés e queijos. – Fonte: Exata Comunicação.