81 views 7 mins

Varejo neste ano será pautado pela personalização da experiência do consumidor e LGPD

em Destaques
segunda-feira, 02 de março de 2020

O consumidor brasileiro está cada vez mais digital e conectado, em busca de experiências ágeis, seguras e que sejam personalizadas para as suas necessidades. Assim, a corrida para atingir essa expectativa deve ser ainda mais intensa em 2020. Entre as diretrizes que devem ditar a reinvenção do varejo neste ano estão o planejamento do negócio guiado por dados e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também o fim das divisões entre os canais de venda, como a loja física e o ecommerce.

Segundo estudo da Gartner, 89% das empresas pesquisadas acreditam que a experiência do consumidor já é o principal ponto de concorrência no ecommerce. Na era do consumidor, eficiência é a palavra-chave – independentemente da compra ter sido feita online ou na loja física. Isso significa acabar com as filas ao oferecer diferentes formas de pagamento e experiências de compras imperceptíveis, ou “invisíveis”, em todos os canais.

Uma pesquisa recente da Adyen aponta que consumidores de todas as idades comprariam com mais frequência se pudessem evitar filas (75%), pagar por QR codes na própria loja (59%) e comprar produtos não disponíveis no estoque da loja física pelo ecommerce e recebê-los em casa utilizando o Unified Commerce (67%). Essa tendência é ainda mais evidente com a Geração Z, nascida entre meados dos anos 90 e 2010 – 54% deles já compraram online e optaram por buscar os produtos presencialmente, enquanto 48% esperam ter a possibilidade de devolver itens comprados pelo ecommerce em um loja física.

Essas preferências do consumidor também são refletidas no mercado. Um exemplo dessa experiência integrada é a Amaro, varejista brasileira que oferece showrooms físicos para que os consumidores tenham a oportunidade de experimentar os produtos antes de comprar online na própria loja, o que evita filas. Consumidores também podem escolher comprar na loja, recebendo o produto em casa em poucas horas, além de devolver ou buscar as compras realizadas pelo ecommerce na loja física.

Não chega a ser uma novidade, mas os varejistas têm utilizados dados de forma inteligente para personalizar as experiências de compra há alguns anos. Um levantamento da Serasa Experian aponta que 79% das empresas brasileiras utilizam dados de Big Data para melhorar o atendimento e proporcionar melhores experiências para os consumidores. Porém, inovações como machine-learning e a inteligência artificial serviram para expandir as possibilidades recentemente.

No caso do varejo de moda, é possível usar a tecnologia para prever as preferências de roupas, assim como hábitos de compra e modelagem de peças, que são analisadas para repensar as próximas coleções ou utilizadas para melhorar a experiência do consumidor em tempo real. Abordar consumidores com ofertas direcionadas e personalizadas no momento em que entram na loja ou ecommerce é outro dos benefícios do uso destes dados, permitindo prever o comportamento e as necessidades do consumidor.

O big data pode ser utilizado em aplicações no combate a fraudes de cartões ao Reconhecer os hábitos de compra do consumidor, analisar seu comportamento e diferenciá-lo daquele do fraudador são essenciais para evitar falsos-positivos e bloquear fraudadores. São identificados diferentes aspectos, como dispositivo usado na compra, número do cartão, telefone, email e qualquer outro campo de cadastro disponível na jornada de compras. Caso o pagamento apresente traços diferentes daqueles que o consumidor geralmente utiliza, o sistema define o nível de risco caso a caso e bloqueia a tentativa de fraude.

Prestes a entrar em vigor no mês de agosto, a LGPD tem pautado eventos, cursos, artigos e também a indústria varejista. Seu principal objetivo é oferecer regras que auxiliem ao cidadão a ter maior controle sobre seus dados. Se até então havia pouco que o consumidor pudesse fazer para proteger essas informações, com a nova lei tudo muda: será possível solicitar às empresas quais informações elas têm armazenadas sobre si próprio, assim como identificar com quais instituições esses dados foram compartilhados e com qual fim. Também será possível requisitar a correção de informações e até mesmo a exclusão daqueles que forem julgados como desnecessários ou excessivos.

Essas iniciativas aumentam a confiança dos consumidores ao comprar no ecommerce e, indiretamente, também favorece os varejistas. Atualmente apenas 20% dos brasileiros se sentem completamente seguros ao realizar compras online, segundo pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Para o varejista, a boa notícia é o menor risco de brechas de segurança graças às regras mais rígidas e processos mais robustos. Essas falhas resultam em um gasto médio de US$ 3,86 milhões por ano, segundo a IBM.

A exceção à regra são os dados utilizados na proteção à fraude. Neste caso, a LGPD considera que a utilização das informações dos consumidores configura um cenário de “legítimo interesse”, o que exime as empresas de pedir a autorização do consumidor. Para os fornecedores financeiros, a adequação costuma ser mais simples pela natureza dos dados envolvidos, que por serem altamente sensíveis já recebiam tratamento com transparência e segurança.

Fonte e mais informações: (www.adyen.com).