93 views 8 mins

Os três principais benefícios do vídeo inteligente para varejistas

em Destaques
segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Fala-se muito sobre como a análise de dados pode melhorar as operações de varejo. Mas, de acordo com Andy Martin, líder de varejo e logística da Hikvision no Reino Unido e na Irlanda, os dados de vídeo têm um papel especialmente poderoso a desempenhar. Em particular, existem vantagens específicas e convincentes em termos de melhorar as experiências dos clientes, impulsionar as vendas, melhorar os controles operacionais e simplificar os custosos processos manuais.

O ritmo de mudança no varejo sempre foi intenso. Desde a introdução de self-checkouts até pagamentos sem contato, a implantação de ambientes totalmente autônomos e experiências combinadas de compras na loja e on-line, a inovação tem sido a única constante. Essas mudanças tiveram um enorme impacto nas lojas físicas.

Onde os clientes anteriormente entravam, navegavam, compravam mercadorias e só saíam após a interação com um vendedor – a jornada de compra tornou-se muito mais variada e complexa. Em muitos casos, os clientes agora podem comprar mercadorias na loja, coletar compras on-line no caixa ou quiosques e encomendar mercadorias em seus telefones – tudo na mesma loja física.

Tudo isso significa que os varejistas precisam se adaptar rapidamente e da maneira correta para garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas – o que eles esperam de sua experiência na loja. A boa notícia é que as mais recentes soluções de vídeo inteligente podem ajudar de três maneiras principais:

  1. O vídeo inteligente melhora a experiência do cliente – Com a última geração de soluções de vídeo inteligente, os varejistas podem atingir um nível de “consciência situacional” na loja que de outra forma não seria possível, oferecendo um atendimento ao cliente melhor e mais rápido. Com os recursos de IA certos integrados a uma solução, por exemplo, os alertas podem ser gerados automaticamente se o número de clientes na loja ou em qualquer parte da loja exceder um limite definido.

Isso permite que a equipe se concentre em tarefas rotineiras, como entregas, estoque e merchandising, voltando sua atenção para ajudar os clientes no chão de fábrica somente quando necessário. As lojas também podem detectar o acúmulo de filas nos caixas ou quiosques e desviar a equipe para essas áreas para reduzir os tempos de espera.

As soluções de vídeo inteligente líderes do setor também podem melhorar o ambiente geral de compras de inúmeras outras maneiras, desde alertar a equipe quando um produto está esgotado em uma prateleira específica até detectar derramamentos de líquidos ou outros obstáculos que afetam os clientes.

Além disso, a análise de dados de vídeo pode ajudar as lojas a refinar os layouts e determinar onde os quiosques e outros equipamentos da loja devem ser posicionados para minimizar o congestionamento e acelerar as jornadas dos clientes.

Embora várias outras formas de análise de dados também possam fornecer dados sobre o número de clientes na loja e seus passos típicos, apenas o vídeo permite que os gerentes vejam como é a jornada física do cliente pela loja. Isso fornece insights únicos e incomparáveis sobre como sua experiência pode ser aprimorada, tornando o vídeo um verdadeiro ativo para o atendimento ao cliente.

  1. O vídeo inteligente aumenta o desempenho dos negócios – Com o vídeo inteligente, as lojas podem obter informações reais sobre como os processos e a colocação de produtos podem ser aprimorados – levando a ganhos de desempenho mensuráveis e crescimento de receita. Por exemplo, as principais soluções de vídeo inteligente podem identificar “zonas de calor” no merchandising e ajustar o posicionamento do produto para maximizar as vendas.

Negócios também podem ser aumentados à medida que as câmeras de vídeo inteligentes se combinam com outros pontos de dados de varejo para melhorar a precisão do estoque na loja em toda a cadeia de suprimentos. Isso garante que os produtos certos estejam sempre disponíveis na loja para maximizar as receitas de vendas e evitar perdas devido ao fato de os clientes não encontrarem o que precisam em estoque.

Igualmente importante, as lojas podem usar soluções de vídeo inteligente habilitadas por IA para minimizar riscos, como furtos, que afetam negativamente o desempenho dos negócios. Torna-se possível, por exemplo, enviar alertas automaticamente às equipes de segurança no caso de um incidente de segurança, ajudando a gerar grandes economias que contribuem para o resultado final.

  1. O vídeo inteligente aumenta a eficiência – Em mercados competitivos e diante da intensa competição on-line, os varejistas precisam minimizar suas despesas operacionais e maximizar a eficiência. Aqui, as mais recentes soluções de vídeo inteligente podem ajudar – fornecendo insights que suportam operações mais automatizadas e eficientes.

O vídeo inteligente, por exemplo, é inestimável para marcas que desejam implementar lojas de varejo sem atendentes. Os dados de vídeo fornecem as verificações e contrapesos necessários para garantir que os clientes nesses tipos de ambientes possam encontrar e comprar os produtos que procuram, e que a segurança no caixa e em outras áreas da loja seja atendida.

Outra maneira pela qual o vídeo inteligente está melhorando a eficiência é fazendo referência cruzada de dados de transações com dados de vídeo para reduzir o trabalho manual e administrativo. Um exemplo disso é a capacidade de revisar imagens de vídeo de pedidos sendo embalados para clientes nos centros de distribuição, isso acelera a resolução de disputas e reduz os custos associados à compensação de reclamações de clientes.

Da mesma forma, quaisquer erros relacionados a pagamentos na loja podem ser revisados usando dados de vídeo vinculados a números de transações no modelo de checkout, reduzindo a necessidade de investigações contábeis manuais detalhadas.
Por fim, alertas automatizados para estoque ou outros eventos economizam muito tempo da equipe, apoiando na redução de custos e garantindo que o atendimento ao cliente seja priorizado. – Fonte e mais informações: (https://www.hikvision.com/pt-br/).