72 views 2 mins

Julgamento de habeas corpus de Lula fica para o dia 25

em Destaques
terça-feira, 11 de junho de 2019

A Segunda Turma do STF analisará, no próximo dia 25, um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ação questiona a imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro, que condenou o petista em primeira instância no caso triplex e depois se tornou ministro do governo de Jair Bolsonaro.
O pedido, no entanto, não inclui as mensagens vazadas pelo site The Intercept Brasil, que mostram que a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba atuava em estreita coordenação com Moro. O habeas corpus foi protocolado em novembro passado e conta com dois votos contrários, dos ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin, mas Gilmar Mendes havia pedido vistas e liberou o caso para julgamento.
Havia a expectativa de que o caso fosse julgado ontem (11), mas a Segunda Turma priorizou a análise de uma ação sobre prisões em segunda instância. O ministro Ricardo Lewandowski chegou a votar a favor da revogação de uma súmula do TRF-4 que determina a prisão automática de condenados em segundo grau, mas o colegiado decidiu levar o caso ao plenário do STF.
Questionado sobre o conteú­do de suas mensagens com Dallagnol, Moro prestará depoimento na CCJ do Senado no próximo dia 19. A data foi acertada entre governo e oposição. Durante a manhã de ontem, o ministro se reuniu pela primeira vez com Bolsonaro desde o início do escândalo, no Palácio da Alvorada. Nenhum dos dois deu declarações à imprensa (ANSA).