63 views 2 mins

Operações na Cracolândia prenderam 161 pessoas desde maio

em Destaques
segunda-feira, 26 de junho de 2017

Desde 21 de maio, as operações policiais realizadas na região da Cracolândia resultaram na prisão de 161 pessoas e na apreensão de 17 adolescentes, segundo o secretário da Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho.

Os envolvidos respondem por tráfico ou crimes correlatos. Do total de prisões, 108 ocorreram em flagrante e 12 pessoas já tinham o mandado decretado.
Dos 69 mandados de prisão emitidos no dia 21 de maio, 43 foram cumpridos pelo Denarc. Além disso, foram apreendidos 260 quilos de drogas, a maioria de cocaína (utilizada na produção do crack), além de 13 armas de fogo, 615 munições, 106 facas, 131 celulares, 76 balanças e dinheiro equivalente a quase R$ 100 mil. As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa do projeto Redenção, realizado pela Prefeiturana Cracolândia.
Na ocasião, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, apontou que o tráfico e o consumo de drogas nas proximidades da Cracolândia reduziu para um terço do que era registrado em janeiro de 2017, quando até 1.800 dependentes químicos se reuniam na região da Alameda Dino Bueno com a Rua Helvétia. Hoje, segundo ele, o número de pessoas oscila entre 300 e 600.
Segundo o prefeito de São Paulo João Doria, as ações na região tiveram resultados “concretos e efetivos”. “Não estou dizendo que nós terminamos com os usuários do crack em São Paulo, mas houve uma redução, assim como houve uma redução de traficantes”, afirmou. “O que se tem ali é uma concentração de usuários e uma tentativa frustrada do PCC, a facção criminosa que domina essa área, de reimplantar a Cracolândia. Mas eles não vão conseguir. Não há a menor hipótese, de reconquistar aqueles prédios, nem mesmo de colocar barracas”, declarou o prefeito (AE).