346 views 4 mins

Open Workspace: tendência para o trabalho híbrido

em Destaques
terça-feira, 03 de junho de 2025

Diego Biscaia (*)

Vivemos a era do trabalho híbrido. Com ela, ganha força o conceito do Open Workspace. Um ambiente desses bem estruturado se diferencia do escritório tradicional principalmente por características como flexibilidade, colaboração, otimização do espaço e economia de recursos. É a grande tendência atual para a construção de espaços de trabalho, permitindo economia de espaço.

Os principais pontos de diferença de uma Open Workspace em relação ao conceito tradicional de escritório são:

Layout e estrutura
É uma das principais vantagens dos Open Workspaces. Ambientes abertos usados normalmente para alocar estações de trabalho, por exemplo, podem ser utilizados em treinamentos. Para isso, eles comportam mobiliário e dispositivos adaptáveis. É uma grande diferença em relação ao escritório tradicional, geralmente composto por divisões físicas como baias e salas fechadas, organizadas de forma hierárquica e fixa.

Colaboração e comunicação
O Open Workspace facilita a interação entre equipes, promovendo maior troca de ideias e integração entre diferentes áreas. Já o modelo tradicional de escritório promove uma comunicação mais formal e segmentada, com barreiras físicas que podem dificultar a colaboração.

Flexibilidade e adaptação
Projetado para se adaptar rapidamente a mudanças na equipe e no trabalho, o Open Workspace não conta necessariamente com estações fixas. É uma característica importante, em um contexto em que o trabalho híbrido ganha força, fazendo com que uma mesma mesa seja usada por funcionários diferentes no decorrer da semana.

Tecnologia
Uma das características mais importantes dos Open Workspaces é o uso de tecnologia de ponta e automação, além da integração com dispositivos móveis, com o objetivo de facilitar o andamento das reuniões ou eventos híbridos. A lista de equipamentos varia, mas geralmente conta com câmeras PTZs com Inteligência Artificial, microfones portáteis, quadro branco digital, lousa móvel interativa, monitor profissional e painéis de led para compartilhamento de conteúdo de forma dinâmica. É um grande avanço em relação ao modelo tradicional de escritório, em que as possibilidades de flexibilidade e do uso de dispositivos móveis são muito menores.

Cultura organizacional e produtividade
Por promover um ambiente de cultura, inovação, transparência e colaboração, os Open Workspaces incentivam relações de trabalho harmônicas. Como resultado, as equipes ganham produtividade. Já o foco do escritório tradicional é a estruturação hierárquica, que nem sempre privilegia a busca por resultados.

Assim, por proporcionarem uma experiência de integração de alta qualidade, seja entre funcionários que trabalham presencialmente e também entre esses e aqueles em ambiente online, os Open Workplaces aumentam o engajamento, facilitam a colaboração híbrida e elevam a produtividade. Eles são essenciais em uma era em que o modelo híbrido de trabalho desponta como a grande tendência atual.

(*) Diretor de Vendas e Marketing da Netglobe Hybrid Workplace.