O trabalho home office sob a ótica do empregador

A pandemia da COVID-19 e o consequente lockdown ao redor do mundo obrigou empregadores a agir rápido e bolar plano de ação e de contingência para atender a nova demanda do mercado. Apesar do susto e da correria que muitos empregadores tiveram no início para proporcionar aos funcionários acesso a uma série de ferramentas necessárias para o trabalho em esquema de home office, depois que tudo se estabeleceu, os empresários de todo o mundo começaram a entender que o trabalho remoto realmente funciona e gera bons resultados para as suas empresas.

Qual o futuro do trabalho remoto em um mundo de pós-pandemia?
As empresas voltarão ao “negócio habitual” e exigirão que todos trabalhem no escritório ou a pandemia é o ponto de inflexão que finalmente convence os empregadores de que o trabalho flexível e remoto é o caminho a longo prazo? Para responder a estas e outras questões é necessário analisar os prós e os contras do trabalho home office, ponderando os benefícios e as desvantagens.

. Benefícios:
-Maior produtividade
-Maior índice de satisfação com o trabalho
-Ganho de tempo de qualidade com a família (qualidade de vida)
-Maiores resultados para a empresa
-Eliminação da perda de tempo no trânsito
-Redução do stress no ambiente trabalho
-Economia de recursos
-Menos impacto ambiental

. Desvantagens:
-Menos convívio social
-Menos criatividade (devido à falta de interação inloco)
-Desvio de foco (devido a interferência de atividades domésticas)
-Redução da produtividade (dependendo da falta de foco e disciplina)

. Desafio:
O trabalho home office deve aumentar ou reduzir a produtividade, tudo depende de cada trabalhador individualmente mas também do seu gestor. Até 2020, quase 90% das corporações devem oferecer aos funcionários alguma modalidade de trabalho à distância. Essa é uma projeção global feita pela empresa de tecnologia Citrix a partir de uma pesquisa com 1.900 executivos em 19 países, incluindo o Brasil. 

No escritório de imigração americana AG Immigration muitos colaboradores trabalham em esquema de home office tanto nos Estados Unidos, como no Brasil, em Israel e na China. Para Rodrigo Costa CEO da AG Immigration e responsável por grandes contratações no grupo, além da gestão de equipes em home office, algumas coisas já estão mudando com relação a percepção das pessoas sobre o trabalho em casa, então seguem algumas considerações dele sobre o trabalho “home office” sob a ótica do empresário:

. Sobre a questão do preconceito com relação ao home office: As pessoas estão perdendo o preconceito que existia sobre trabalhar em casa. Curiosamente, esta pandemia tem servido para mostrar tanto para empregadores quanto para empregados que, com uma estrutura adequada e adaptação psicológica, é possível ser produtivo no home office.

. A importância da disciplina para trabalhar em casa: Para que o trabalho em casa funcione embora exista mais flexibilidade, a disciplina é fundamental. A qualidade do ambiente do trabalho continua contribuindo para a performance das pessoas. O que isso quer dizer? É importante mesmo com essa flexibilidade quem trabalha em home office ter a organização do seu trabalho, obvio que existe a flexibilidade de horário, mas é importante se organizar, administrar bem o tempo e organiza as tarefas.

. O poder das ferramentas de gestão de projetos – Mais do que nunca as ferramentas de gestão de projetos e de gestão de tarefas, se tornam importantes. Assim como é que colaboramos com mais pessoas? Como tornamos o um time mais colaborativo? Várias ferramentas de gestão de tarefas se tornam muito importantes como o Outlook da Microsoft, o Trello, ferramentas de tarefas do Google. Hoje existe uma infinidade de ferramentas de gestão colaborativa de tarefas que vão permitir a organização desse trabalho.

. Ambientes físicos harmoniosos impactam na produtividade – Estatisticamente é comprovado que ambientes agradáveis, bem iluminado e arrumado faz com que as pessoas produzam mais. Isso é comprovado. Existem pesquisas científicas que mostram como um ambiente adequado faz com que as pessoas produzam mais. Em resumo, veja os benefícios que o empregador possui com o trabalho em esquema de home office:

  1. Maior possibilidade inclusão – O trabalho em esquema de home office permite que as empresas adotem a diversidade e a inclusão, contratando pessoas de diferentes origens geográficas, culturais e com diferentes perspectivas.
  2. Impacto ambiental positivo – Os 3,9 milhões de funcionários que trabalham em casa, pelo menos metade do tempo reduzem as emissões de gases de efeito estufa, o equivalente a tirar mais de 600.000 carros das ruas por um ano inteiro, de acordo com o State of Telecommuting nos EUA. E ao fazer escolhas ambientalmente mais conscientes – como optar por usar menos papel e monitorar o ar-condicionado, aquecimento e iluminação – os trabalhadores remotos geram menos impactos ambientais negativos.
  3. Impacto na sustentabilidade – Uma das maneiras mais rápidas e baratas para empregadores e funcionários reduzirem a emissão de carbono e afetarem a mudança climática é reduzindo as viagens ao trabalho. E de fato, o mundo já está vendo poluição, congestionamento e tráfego acentuadamente reduzidos durante a resposta à pandemia, e ser capaz de experimentar os resultados em primeira mão pode ser um impulsionador do trabalho home office.
  4. Aumento na produtividade – Estudos mostram que os funcionários que trabalham em casa são mais produtivos do que àqueles que trabalham em um ambiente típico de escritório. Os funcionários que trabalham em casa têm maior autonomia, enfrentam menos interrupções e podem se concentrar em seu trabalho.
  5. Economia – Permitir que os funcionários trabalhem em casa ajuda a reduzir as despesas gerais. Gerando economia em contas de energia, material de escritório e detalhes como cafés e lanches.
  6. Rotatividade reduzida – Permitir que os funcionários trabalhem em horários flexíveis pode aumentar a satisfação no trabalho e reduzir a rotatividade de cargos. Significa menos tempo e dinheiro gastos em processos seletivos para contratação de novos funcionários.

Fonte e mais informações: (https://agimmigration.law/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap