71 views 6 mins

O que é fato e o que é mito sobre a transformação digital para PMEs

em Destaques
terça-feira, 20 de abril de 2021

Fernando Brolo (*)

Quando é proposto discutir sobre o impacto da transformação digital e sua influência em relação às empresas nacionais, é muito fácil centralizar as atenções em companhias maiores, com grandes investimentos e uma presença massiva da tecnologia no ambiente de trabalho.

Certamente, esse é um aspecto a ser considerado e que justifica o prestígio da inovação, no entanto, não se pode reduzir a amplitude do tema e excluir a participação de PMEs. Entre tantas informações lançadas de forma recorrente, em um mundo completamente conectado, é de suma importância compreender o que é fato e o que não corresponde ao processo de transição ao digital.

Sem dúvidas, o primeiro passo para introduzir essa tendência inadiável e abrir as portas do negócio para oportunidades promissoras, é, além de outros fatores, ter a segurança para identificar os métodos mais assertivos de se aderir à novidade.

. A tecnologia é para todos? – Felizmente, tem se mostrado perceptível o acesso cada vez mais democrático a novas ferramentas e estratégias possibilitadas pelo suporte tecnológico. No mercado, existem serviços personalizados, capazes de se adequar às demandas de todos. Seguindo essa linha de raciocínio, parte fundamental desse processo é desmistificar pensamentos equivocados quanto à participação de pequenas e médias empresas no fenômeno de transformação digital.

No meio empresarial, se reinventar é uma iniciativa praticamente indispensável. E isso ocorre a todo instante. Para PMEs, modificar seus sistemas de trabalho pode ser extremamente desafiador, principalmente se a organização demonstrar pouca familiaridade com o universo de TI. Porém, o que deve ser colocado na mesa é a preponderância de se automatizar processos e os ganhos produtivos que essa mudança traz a uma empresa menor.

Ao contrário do que se pode julgar de antemão, a tecnologia, se aplicada com eficiência, proporciona os artifícios necessários para a construção de uma cultura de redução de gastos que só favorece à saúde financeira do negócio. No fim das contas, o custo-benefício se torna um aliado estratégico para que o gestor maximize seus resultados sem realizar investimentos fora do escopo orçamentário.

. Transformação digital não deve excluir profissionais – Um dos maiores mitos acerca do assunto debatido, de certo, repousa naquela velha mentalidade de que a tecnologia chegou para ofuscar o protagonismo das pessoas.

Ao partirmos do pressuposto de que os profissionais são os aditivos mais importantes de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena, é inconcebível que uma mudança tão radical seja conduzida sem nenhuma política de inclusão e capacitação dos colaboradores, a fim de que os mesmos sejam valorizados. A transformação também é cultural. A implementação tecnológica só é completa se atingir um de seus principais objetivos: simplificar a vida do gestor e de suas equipes.

Com a automatização de etapas operacionais fundamentalmente repetitivas, cujo modus operandi pode ser extremamente exaustivo sob uma ótica humanizada, será possível redirecionar as pessoas para atividades estratégicas e muito mais subjetivas, que demandam uma dedicação que nos é única enquanto seres racionais. Isso diz respeito ao relacionamento com o cliente e a criação de planejamentos estratégicos assertivos.

. Sistemas manuais estão com os dias contados? – Eventualmente, em outros tempos, apoiar todo o armazenamento e fluxo de informações em modelos manuais, a exemplo de planilhas, talvez fosse a única alternativa do gestor para preservar, até de forma ilusória, a integridade desses documentos e a própria continuidade dos processos.

Hoje, se olharmos para 2021, insistir nesse formato de trabalho, além de oferecer riscos significativos para a empresa, faz com que a mesma esteja alheia a uma série de benefícios decisivos para o sucesso de qualquer negócio. Com isso dito, aproveito para finalizar o artigo destacando que não há nada de errado em reconhecer pontos de melhoria internamente, pelo contrário, é dessa forma que se pode vislumbrar mudanças positivas e crescer enquanto organização.

Para pequenas e médias empresas, com um diagnóstico preciso sobre como a tecnologia pode ajudar, todos terão plenas condições de aproveitar o que a transformação digital tem de melhor, sempre em prol de um ambiente corporativo orientado à inovação.

(*) – Gestor Comercial, Executivo de Contas e Vendas, de Operações e de TI, é Sales Partner na logithink (www.logithink.it).