100 views 5 mins

O compliance jurídico e sua importância atual

em Destaques
segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Régis Lima (*)

Se atentar às regras e regulamentações é uma das principais premissas de qualquer organização, uma vez que isso impacta em seu funcionamento e crescimento.
Diante deste contexto, o compliance é um termo que vem ganhando cada vez mais destaque no ambiente corporativo. O compliance jurídico objetiva a padronização dos processos internos da organização, de modo que todas as atividades jurídicas estejam de acordo com a legislação.

Empresas que negligenciam esforços para desenvolver uma estrutura sólida de conformidade legal estão mais expostas à possíveis penalidades, prejudicando o crescimento seguro e sustentável do negócio. No Brasil, fortalecer o compliance é ainda mais importante para os empreendedores, tendo em vista que o ambiente de negócios envolve uma série de desafios complexos como a responsabilidade fiscal e a gestão tributária.

Dessa forma, garantir a aplicabilidade dos processos de conformidade com as exigências governamentais é uma tarefa desafiadora para as empresas brasileiras, e aderir às melhores práticas atualmente significa sofisticar a gestão com o apoio das soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Em um cenário de desafios e oportunidades, o compliance desempenha um importante papel em promover a segurança jurídica aliada à saúde financeira dos negócios.

. Benefícios do compliance jurídico no cenário empresarial – O compliance jurídico auxilia a empresa com questões burocráticas que, por sua vez, exigem mais atenção. Executivos e gestores que adotam as melhores práticas e investem em modernizar os seus processos de conformidade legal se beneficiam de diferentes maneiras.

Embora mitigar riscos e reduzir custos sejam vantagens inegáveis do compliance jurídico, apostar na padronização e otimização de processos burocráticos é uma excelente alternativa para economizar tempo e dinheiro.

Melhorar a eficiência operacional, construir uma reputação de integridade junto ao mercado, e aumentar o engajamento interno dos colaboradores são objetivos comuns à todas as organizações, e não há como alcançá-los sem fortalecer uma cultura de compliance organizacional.

Em um mercado pautado pela constante inovação e crescente competitividade, reforçar a conformidade ajuda empresas a prevenirem e detectarem violações de regras, protegendo os negócios de multas e ações judiciais. É importante ressaltar que o processo de conformidade deve ser contínuo. Muitas organizações estabelecem um programa para controlar de forma consistente e precisa suas políticas de compliance ao longo do tempo.

Uma cultura organizacional pautada pelo compliance cria as condições ideias para o desenvolvimento sustentável de uma empresa, e assim é possível planejar o futuro dos negócios com mais tranquilidade e assertividade.

. Construindo uma cultura orientada pelo compliance – Os sistemas de gestão integrada é um bom exemplo de tecnologia que ajuda a revolucionar o setor de compliance. Ao contrário da crença popular, essas tecnologias emergentes não se destinam a substituir os empregos humanos. Na verdade, eles são projetados para tornar o trabalho humano mais fácil e ainda mais eficiente.

Além disso, existem diversas ferramentas de automação que ajudam a realizar mais rapidamente tarefas burocráticas, repetitivas e trabalhosas, conferindo mais agilidade ao andamento dos negócios. Os ganhos em produtividade conferidos pela gestão digitalizada do compliance oferece uma posição mais vantajosa no mercado.

A tecnologia é cada vez mais importante para os negócios, e quando o assunto é compliance jurídico, não há dúvidas de que aderir às soluções inovadoras é o melhor caminho para diminuir custos e otimizar as operações.

As enormes mudanças que estão impulsionando os setores financeiro e contábil em particular, certamente têm o potencial de melhorar o compliance, aumentando a eficiência e permitindo uma melhor colaboração entre departamentos e outras entidades.

Por fim, à medida que o cenário tecnológico avança, será essencial que os líderes de organizações estejam atualizados sobre as mudanças que essas soluções podem trazer para o ambiente de negócios, a fim de permitir que suas empresas reduzam custos e aumentem a eficiência, ao mesmo tempo em que cumprem suas obrigações jurídicas perante os órgãos reguladores.

(*) -É Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT.