79 views 6 mins

O aumento de produtividade com base em indicadores tecnológicos

em Destaques
quinta-feira, 14 de maio de 2020

Guilherme Tavares (*)

O avanço da tecnologia é uma realidade cada vez mais comum no cotidiano das empresas. Líderes e gestores enxergam a necessidade de se adotar soluções inovadoras e transformar a forma como lidamos com a gestão empresarial e suas vertentes operacionais.

Se o objetivo final é sempre atingir o ápice em termos de desempenho e obtenção de resultados, é indispensável que um olhar estratégico seja direcionado para a presença tecnológica; e os indicadores podem dividir o protagonismo desse processo de ingressão à era digital.

Com toda certeza, nenhuma corporação estava esperando a pandemia de coronavírus, seja agora ou em qualquer outro momento. Claro, sabemos que crises e desafios econômicos podem eclodir, mas a COVID-19 surpreendeu a todos. Por consequência, diversas empresas acabaram encontrando-se perdidas, sem saber quais atitudes tomar.

Por outro lado, a tecnologia pode ser a solução para problemas que não estamos preparados para lidar. Você sabia que é possível extrair uma alta quantidade de informações relevantes por meio de indicadores tecnológicos? A fim de elucidar o tema, preparei um artigo sobre o assunto. Acompanhe!

1. Segurança para identificar problemas – O que está dando errado em seu negócio atualmente? Quando os obstáculos aparecem, geralmente, são resultantes de falhas e erros determinantes para o bom funcionamento das atividades. Só é possível solucionar e ocupar lacunas através de um quadro analítico embasado por informações concisas. Sem um diagnóstico esclarecido, o gestor poderá apostar em diversas frentes, gastando recursos e desperdiçando tempo hábil.

Toda organização possui pontos de atenção para melhorias e reparos, isso é comum e plenamente aceitável. Para enfrentar o cenário atual, o grande diferencial está na eficiência em lidar com essas questões, não deixando que elas realizem um estrago aprofundado na perspectiva de produção da empresa. Trata-se de identificar e solucionar, com rapidez e precisão. Pensando em exemplos práticos, separei os setores abaixo para demonstrar como indicadores tecnológicos podem potencializar os negócios:

• Varejo: um dos segmentos que mais teve de se revolucionar durante a pandemia de coronavírus, o varejo consegue extrair todo o poder dos dados por meio dos indicadores tecnológicos corretos. Na prática, isso significa que uma empresa varejista precisa entender quais respostas ela busca e, assim, criar painéis de acordo com a sua dor. Se neste momento é necessário saber qual produto está sendo menos comercializado ou qual item está faltando no estoque, a inteligência dos dados resolve essa questão rapidamente;

• Agroindústria: para escalar as produções e aumentar a produtividade, o Business Intelligence (BI) pode ser a resposta para o agronegócio. A coleta e monitoramento de dados em tempo real consegue apontar quais processos não geram os resultados esperados e apoia na tomada de decisões rápidas para mudar este cenário;

• Logística: sabemos o quão fundamental é ter um supply chain estruturado na corporação. Entretanto, a área de logística em si é difícil e pequenos erros podem comprometer toda operação. Por isso, o BI monitora cada etapa envolvida, analisando cautelosamente o que funciona e o que retrocede os processos operacionais. Além disso, também possibilita que falhas sejam encontradas com uma análise preditiva, prevenindo que elas aconteçam ou solucionando-as com agilidade.

2. Redirecionamento do material humano – Estimular o melhor de cada um. Esse é um dos grandes pilares por trás da Transformação Digital. Sob a ótica da tecnologia, produtividade e engajamento são facilmente alcançados quando o gestor ou responsável pela organização operacional valoriza seus profissionais e os coloca para utilizar seus talentos como método de trabalho.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente publicada pelo Senai indicou que pequenos e médios empresários que implementaram programas tecnológicos observaram um aumento de 22% na produtividade de seus departamentos.

3. Transformando a tomada de decisão – Possuir indicadores analíticos a partir de dados consolidados afeta a produtividade de diversas formas, direta e indiretamente. Para os que comandam, o ato de agir e tomar decisões sempre se apoiou no poder de decisão individual e a experiência adquirida ao longo dos anos. No entanto, apesar de se mostrarem características importantes, elas não garantem resultados satisfatórios em um mercado extremamente dinâmico.

Escolhas respaldadas pela tecnologia otimizam processos e impulsionam atividades por ilustrarem os melhores caminhos. Uma equipe engajada e alinhada sob um objetivo em comum, apoiada por análises preditivas e indicadores tecnológicos terá um espaço amplo a fim de explorar seu potencial e oferecer ao gestor possibilidades enriquecedoras para conduzir seu negócio.

(*) – Especialista em Gestão Empresarial, com pós-graduação em Marketing e Geoprocessamento e graduação em Publicidade e Propaganda, é CEO do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Toccato.