96 views 4 mins

No esporte, paixão é sinônimo de engajamento?

em Destaques
segunda-feira, 19 de junho de 2023

Poucas coisas são tão mobilizadoras quanto o esporte. E no ramo do licenciamento, isso fica evidente. Mas afinal, como aproveitar a paixão pelo esporte para aumentar o engajamento de uma marca?

Bruno Koerich (*)

O mundo dos esportes, definitivamente, é um dos setores que mais mobiliza a paixão e o engajamento dos consumidores ao redor do mundo. Portanto, naturalmente, procurar entender o público-alvo e suas expectativas é fundamental para atender às suas necessidades e desejos da melhor maneira. Conhecer profundamente o segmento de consumidores que se identifica com o universo esportivo pode ser o caminho para o sucesso em campanhas de marketing e produtos licenciados.

Nesse sentido, a análise de particularidades e tendências do mercado pode ser crucial para a construção de uma estratégia bem-sucedida. Quando se trata de campanhas e produtos licenciados, essa importância se torna ainda mais evidente. Por conta disso, entender quem é o público-alvo possibilita a criação de campanhas que direcionem sua atenção para produtos que sejam relevantes e interessantes para eles. Compreender a persona que consome o produto em questão vai muito além de características demográficas, idade, gênero e localização. No licenciamento esportivo, precisamos entender especialmente seus interesses, valores e comportamentos de consumo.

Com base nessas informações, torna-se possível desenvolver uma comunicação mais assertiva, e sobretudo, personalizada, com capacidade de reverberar e atender as expectativas do público-alvo. Além disso, ao oferecer produtos licenciados que estejam alinhados com os interesses do público-alvo, a marca pode aumentar sua credibilidade e relevância no mercado, de forma que ainda consiga fortalecer seu relacionamento com os consumidores.

Como alcançar mais pessoas e aumentar o engajamento de uma marca por meio do licenciamento?
As empresas, cada vez mais, visando aumentar a visibilidade e o engajamento com o público, buscam incessantemente por novas estratégias de marketing. Para tornar a estratégia bem-sucedida, é importante conhecer as melhores práticas de licenciamento e elaborar um plano estratégico bem estruturado. Abaixo, enumero algumas ações que podem trazer impactos positivos para marcas e corporações que visam adentrar o ramo do licenciamento:

  1. Identifique produtos e marcas complementares: É sempre importante buscar por produtos e marcas que tenham valores, públicos-alvo e interesses semelhantes aos da sua marca. Isso ajudará a garantir que o licenciamento seja relevante para o seu público e aumente o engajamento.
  2. Produtos exclusivos: Desenvolver e conceber produtos exclusivos, que possuam uma conexão clara com a sua marca e ofereçam algo único para o público pode ser algo de grande valor. Isso não só aumentará o engajamento dos consumidores, mas também ajudará a destacar sua marca entre as outras opções concorrentes.
  3. Novos canais de distribuição: Considere a possibilidade de vender seus produtos licenciados em novos canais de distribuição, como lojas online, pop-up stores ou eventos de marketing. Isso pode ajudar a expandir o alcance da sua marca e aumentar o engajamento do público. Além disso, os canais de venda e distribuição são verdadeiros aliados das marcas, pois podem fazer enorme diferença no processo de conquista de clientes.

Por fim, é fundamental que as empresas dediquem tempo e recursos para conhecer seu público-alvo e entender suas expectativas. Ao fazer isso, elas podem criar campanhas e produtos licenciados que atendam às necessidades e interesses dos consumidores, gerando resultados positivos tanto em termos de receita quanto de relacionamento com o público.

(*) É CEO da Destra. Graduado em Administração, possui MBA em Gestão Empresarial.