80 views 2 mins

Ministro evita falar sobre mudanças na Previdência

em Destaques
sexta-feira, 20 de maio de 2016

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, evitou falar em mudanças na Previdência, que estão sendo discutidas pelo governo Temer.

Em reunião com a Força Sindical, o ministro se limitou a dizer que as entidades que representam os trabalhadores serão protagonistas das eventuais propostas de modificação desses direitos. “Eu não vou emitir opinião sobre mudanças na idade mínima, até porque há um grupo de trabalho estudando neste sentido”, afirmou
Em entrevista ao SBT, na úlima quarta-feira (18), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concordou que a idade mínima de 65 anos poderia ser considerada um bom parâmetro para o ajuste da Previdência no Brasil. No início da semana, a Fazenda criou um grupo de trabalho com os ministérios do Trabalho e da Casa Civil para discutir mudanças na Previdência. O painel, que é formado também por representantes de centrais, deve apresentar uma proposta comum em até 30 dias, caso haja consenso.
“A orientação do presidente Temer é que seja construída uma proposta de diálogo, sem imposições, com aqueles setores que possam vir a ser impactos por mudanças na Previdência”, destacou o ministro Ronaldo Nogueira. O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), disse acreditar que se chegue a um consenso entre os grupos dentro do prazo estabelecido pela Fazenda. “Nós já percebemos uma recuada do ministro da Fazenda nas propostas de mudança da Previdência”, avaliou.
A CUT, a maior do País, é contrária ao governo de Michel Temer. Sobre as propostas do Ministério para conter o avanço do desemprego, Nogueira disse que todos os programas de preservação do emprego e de qualificação de mão de obra serão aprimorados (AE).