69 views 2 mins

Ministro destaca medidas para conter despesas com funcionalismo

em Destaques
sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Numa tentativa de mostrar ao setor privado que o governo vem se empenhando em melhorar a eficiência dos gastos públicos, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira,

fez na sexta-feira (29), uma apresentação a empresários na qual destacou medidas tomadas para conter as despesas com o funcionalismo, no que chamou de “modernização da gestão de pessoas”.
Durante reunião com executivos da construção civil e da indústria de base na sede da Fiesp, Oliveira falou sobre o PDV do Executivo, bem como abordou o que tem sido feito para aproximar o serviço público da eficiência do setor privado. O esforço, disse, é necessário não só por os servidores ativos representarem a segunda maior despesa obrigatória do governo (12,6% da despesa total), mas também porque 39% dos servidores se aposentarão nos próximos dez anos, exigindo uma reestruturação das carreiras.
De acordo com o ministro, a agenda do Planalto pressupõe uma transição do ajuste fiscal de curto prazo, que envolve a redução das despesas discricionárias, para a reforma estrutural, no sentido de atacar as despesas obrigatórias (91,8% do orçamento), caso da Previdência. O governo está tentando diminuir as despesas do funcionalismo com instrumentos de adesão voluntária, sem reduzir salários ou demitir arbitrariamente servidores. “É bom frisar que as medidas lideradas por este ministério não visam responsabilizar os servidores pela crise fiscal”, comentou (AE).