112 views 2 mins

Miggliacio foi preso tentando fechar contas em Genebra

em Destaques
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O executivo Fernando Miggliacio, ligado a Odebrecht, foi preso em Genebra tentando encerrar contas bancárias.

Segundo investigadores, ele estaria tentando retirar pertences de um cofre de uma instituição financeira daquela cidade suíça. Miggliacio também teve sua prisão decretada na Operação Acarajé, investigado por suspeita de ser o controlador de empresas offshores relacionadas ao Grupo Odebrecht. Essas companhias teriam sido usadas para realização de pagamentos de vantagens indevidas e lavagem de dinheiro.
A Suíça abriu procedimento para apurar a ligação de Miggliacio com movimentações do Grupo Odebrecht no país europeu. O Ministério Público Federal informou que Migliaccio está preso na Suíça, segundo ofício das autoridades locais. A prisão foi executada pela polícia suíça com base em ordem do MP local. “Sabe-se que existe investigação autônoma sobre a Odebrecht naquele país, o que pode indicar a relação da prisão com as investigações do caso Lava Jato; contudo são ignoradas as razões que levaram à sua detenção”, destacou o MP Federal brasileiro.
A investigação de Migliaccio tem por base evidências de que ele gerencia contas usadas pela Odebrecht no exterior para pagar propinas para autoridades do Brasil e de outros países. O executivo se inseria, segundo tais provas, no contexto de um grupo de pessoas subordinadas a Marcelo Odebrecht que controlavam contas escondidas no exterior, em nome de empresas offshores. Além disso, há provas de que Migliaccio, assim como outro gestor das contas, mudou-se para o exterior logo após as buscas e apreensões feitas sobre a empresa, em 19 de junho de 2015 (AE).