78 views 34 secs

MEC pretende implantar 108 escolas militares até 2023

em Destaques
quinta-feira, 11 de julho de 2019

O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar 108 escolas cívico-militares até 2023.

Essa é uma das ações previstas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, documento apresentado ontem (11), em Brasília. Ele reúne ações que estão sendo planejadas para serem implementadas até o fim do atual governo.
Além das escolas militares, pretende-se dar celeridade à conclusão de mais de 4 mil creches até 2022; conectar 6,5 mil escolas rurais por meio de satélite em banda larga em todos os estados; e ofertar cursos de ensino a distância para melhorar a formação de professores, até 2020, entre outras ações.
O plano de ação, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, visa dar mais protagonismo aos estados e municípios, seguindo o mote defendido pelo governo de menos Brasília e mais Brasil. “As ideias já existiam, precisava transformar a energia potencial em energia cinética”, disse. A intenção é tornar o Brasil referência em educação na América Latina até 2030.
Um dos destaques é a implementação de escolas cívico-militares, pauta defendida desde a campanha do presidente Jair Bolsonaro (ABr).