81 views 59 secs

Marina: Brasil precisa de ajuste de postura das lideranças

em Destaques
quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A ex-senadora Marina Silva afirmou que o ajuste fiscal é apenas parte de um “ajuste Brasil” em que é necessária uma mudança de postura das lideranças políticas para enfrentar o momento de crise, que ela considera “dramático”.

Marina participou de um seminário promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro, e disse que “nenhuma das forças políticas tem a resposta isoladamente”.
“O Brasil vive uma crise sem precedência. Uma crise grave na política”, criticou ela, afirmando que em 2010 apontava para “um atraso na política” que precisava ser mudado por colocar em risco conquistas sociais e econômicas. “Era preciso sair desse presidencialismo baseado na distribuição de pedaços do Estado para uma governabilidade programática. Isso não foi feito. Não mudamos e fomos mudados pela realidade”.
A solução para a crise, na visão dela, vai além dos ajustes econômicos. “É preciso que o Brasil seja ajustado na economia? Sem sombra de dúvida, mas também na educação, na infraestrutura e, principalmente, na postura dos partidos e das lideranças políticas”. Para ela, a avaliação da sociedade é de que “os problemas são tão graves que o país entrou em uma situação de desgovernança”. “Quem ganha a eleição, ganhou. Mas está tendo condição de governar? Essa é a pergunta” (ABr).