109 views 4 mins

Maioria pretende aumentar investimentos em criptomoedas em 2024

em Destaques
quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

A adoção das criptomoedas vai continuar crescendo na maior economia da América Latina, em meio a expectativas de alta de preços dos ativos digitais e planos de expansão das carteiras de investimentos. É o que mostra pesquisa da Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo em volume de negócios, com seus usuários no Brasil, que considerou características de comportamento e as perspectivas para o mercado.

Realizada entre novembro e dezembro de 2023, a pesquisa aponta que 89% dos usuários no Brasil pretendem aumentar a alocação em criptomoedas em 2024. Para eles, a maior motivação para investir em criptomoedas é a expectativa de ganhos (37,5%), seguido pelas vantagens da tecnologia blockchain (24,2%) e os baixos limites de investimento (11,5%).

Ao explorar as expectativas dos investidores para 2024, a pesquisa revela uma confiança na valorização dos ativos digitais. Cerca de 80% dos respondentes acreditam em uma subida acelerada ou gradual dos preços de criptoativos no próximo ano. Para 72% destes usuários, haverá um crescimento significativo do número de investidores nesses ativos nos próximos cinco anos à medida que aumenta a maturidade e aceitação do mercado cripto, indicando uma projeção positiva para o futuro da indústria.

“O ritmo de adoção das criptomoedas deve acelerar nos próximos anos, à medida que exchanges e instituições Web3 como a Binance criam novos casos de uso e desenvolvem a tecnologia blockchain para atender os anseios dos usuários e oferecer produtos e serviços que solucionem problemas do seu cotidiano.

Hoje, somente cerca de 5% da população mundial usa criptomoedas, o que mostra que a possibilidade de expansão é enorme na próxima década. E o Brasil, que já é um dos principais países do mundo em adoção, deve continuar se destacando”, afirma Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil. A pesquisa contou com a participação de 790 usuários da Binance no Brasil durante o período de 21 de novembro a 12 de dezembro de 2023. Os usuários que participaram da pesquisa o fizeram voluntariamente, e todos os resultados representam somente sua opinião.

Para 27,8% dos usuários que responderam à pesquisa, as criptomoedas representam uma das três principais categorias de investimentos em suas carteiras, seguido das ações (14,6%) e fundos de investimento (14,2%). O destaque para as criptomoedas sugere uma mudança de preferência desses investidores em direção a ativos digitais em detrimento de opções convencionais. 40% dos usuários entraram no mercado de criptomoedas há menos de um ano. Esse percentual sobe para 69% quando consideramos a experiência do usuário do Brasil em até dois anos.

Mesmo aumentando os investimentos em criptomoedas, os usuários destacaram que o medo de golpes (26,3%) e a falta de conhecimento sobre criptomoedas (25%) ainda representam barreiras a uma expansão mais acelerada dos investimentos. Isso destaca a importância da segurança e da construção de confiança no ecossistema cripto para atrair uma base mais ampla de investidores. Fonte: (https://www.binance.com/pt-BR).