109 views 5 mins

Split de notas: especialista destaca benefícios para infoprodutores

em Destaques
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Atualmente, os infoprodutores, profissionais por trás do desenvolvimento de produtos digitais, podem encontrar uma série de ferramentas no mundo virtual que auxiliam o processo de venda de seus produtos. Os marketplaces, por exemplo, se popularizaram e tornaram-se grandes aliados dos vendedores, permitindo mais facilidade e praticidade aos consumidores.

No entanto, frente a este cenário de inovação, é essencial que os infoprodutores conheçam os processos por trás das compras on-line, principalmente no que se refere às formas de pagamento. Quando o vendedor realiza uma venda de um produto e serviço ao mesmo tempo, como deve proceder no momento de emitir as notas fiscais?

É o que explica Christophe Trevisani, CEO da e-Notas, única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil. Ele destaca que o split de notas geralmente acontece quando um infoprodutor oferece, por exemplo, um serviço on-line juntamente com um item que se enquadra como produto, e realiza a venda conjunta. No entanto, para concluir a transação, precisará emitir notas fiscais separadas, de acordo com a categoria do item.

“Neste caso, vamos supor que um infoprodutor disponibilize um curso on-line sobre empreendedorismo e, junto ao curso, também venda um livro sobre marketing. Ao realizar a venda, ele vai precisar emitir duas notas fiscais: uma de serviço para o curso, e outra de produto, para o livro”, explica. O split de notas faz com que esse processo ocorra de forma automática, e, desta forma, o infoprodutor não precisa realizar a divisão manualmente.

Com a ferramenta, é possível também definir a porcentagem do valor da venda que vai para a nota fiscal de serviços e o valor que será destinado para nota fiscal de produto.

. Benefícios do split de notas – De acordo com o especialista, o split de notas fiscais tem ainda outros benefícios que podem auxiliar os infoprodutores na jornada de venda de seus produtos. Entre eles, evitar a tributação duplicada ou evitada.
Com a ferramenta de split de notas, o infoprodutor tem mais tranquilidade na emissão de notas e não precisa se preocupar com a incidência indevida de tributos. “Para contornar o pagamento da tributação duplicada, muitas plataformas de pagamento já aderiram à função de split de notas”, diz.

Outra grande vantagem do split de pagamentos é a possibilidade de acompanhar todo o processo de venda. Com a solução que fornece a ferramenta de split de notas, é possível fazer o acompanhamento de todas as vendas feitas nessa modalidade. Além disso, uma grande vantagem é poder configurar todas as vendas de um determinado item para fazer o split de notas automaticamente.

Ao adotar a divisão de pagamento, toda a gestão financeira pode ser beneficiada, uma vez que o controle torna-se mais fácil e confiável, com o processo automatizado. O infoprodutor não precisa se preocupar com a divisão das notas, ou ter receio em oferecer produtos e serviços na mesma venda.

O gerenciamento é simplificado, assim como as tomadas de decisões. “Com a emissão automatizada de notas, é possível acompanhar os recebimentos de forma simples. Além disso, sem a bitributação, o planejamento de orçamento fica mais fácil”, pontua.

. Tributação para infoprodutores – Ao realizar vendas de produtos diferentes, há um grande receio por parte dos infoprodutores de acabar pagando mais impostos do que o necessário. Trevisani ressalta que o split de notas tem um importante papel no que se refere à tributação.

Ao resgatar o exemplo usado acima, o executivo aponta que ao fazer a venda do curso juntamente com o livro, utilizando o split de notas, o infoprodutor terá um grande benefício, já que, geralmente, a incisão de impostos é menor sob a nota de produto.

“Com a divisão de venda automática, o infoprodutor não precisa se preocupar com a cobrança indevida de impostos, e diminui o valor de tributos pagos, pois o processo é feito com rapidez e de forma automatizada”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://enotas.com.br/).