88 views 2 mins

Magazine Luiza: ‘difícil haver ano pior que 2016’

em Destaques
sexta-feira, 09 de dezembro de 2016

“Por mais que o mercado fique ruim, é difícil haver um ano como esse”.

A frase resume a expectativa do presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, para o consumo no ano que vem. A companhia, diz, teve desempenho acima da média do mercado este ano e vê em 2017 um ambiente melhor. As vendas de final de ano, afirmou, tem dado sinais positivos. A Black Friday superou as expectativas e, além disso, os resultados de dezembro no varejo como um todo tendem a ser beneficiados pelo fato de o mês ter mais dias úteis, já que o Natal acontece num domingo, concluiu.
A empresa decidiu acelerar a abertura de lojas para 2017 na comparação com os 20 pontos de venda abertos este ano. De acordo com o executivo, houve uma freada na expansão porque o primeiro semestre foi usado sobretudo para renegociação de contrato de lojas existentes. Concluído esse passo de revisão e redução do custo de aluguel, a companhia se considera pronta para voltar a acelerar a expansão. Historicamente, o Magazine Luiza vinha abrindo cerca de 50 lojas por ano antes de decidir fazer a pausa.
“Existem possibilidades boas de expansão em termos mais razoáveis de custo”, concluiu Trajano. Ele acredita que será possível abrir mais lojas sem que o investimento mude significativamente ante o patamar de R$ 150 milhões, que é a média histórica da companhia. Na sua avaliação, a companhia tem conseguido reduzir o investimento por loja, dado que hoje os preços do mercado imobiliário estão melhores e as lojas estão sendo alugadas sem a cobrança das chamadas luvas, que era feita pelos locadores no momento da assinatura do contrato (AE).