89 views 38 secs

Jucá: é ‘positivo’ a S&P não ter rebaixado nota

em Destaques
terça-feira, 28 de julho de 2015

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou considerar um “fato positivo” a agência de classificação de risco Standard & Poor’s não ter rebaixado diretamente a nota do Brasil.

Para ele, a decisão da S&P é mais um aviso, uma leitura do mercado que precisa ser levado em conta. E que é preciso que o governo proponha medidas estruturantes para estimular a economia do País.
“Cabe ao Executivo inverter o rumo dessa marcha que vai levar o País à bancarrota”, disse Jucá, que é economista. O senador classificou as medidas do ajuste fiscal propostas pelo governo até o momento de paliativas; que o governo tem de propor medidas para reanimar a economia de médio prazos e atuar na contenção de gastos públicos e do custeio da máquina, conforme a cúpula peemedebista tem defendido.
Segundo Jucá, a decisão do governo, anunciada na semana passada, de contingenciar cerca de R$ 9 bilhões é mais um “detalhe, uma manobra marginal, no sentido de pequena”. Para ele, o problema não é cortar, é fazer uma reestruturação da gestão pública. “Chegou a hora de racionalizar, não dá para gastar”, cobrou (AE).