103 views 2 mins

Indústria tem saldo negativo de 26 mil empregos

em Destaques
quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A indústria paulista fechou 26 mil vagas na passagem de julho para agosto, o equivalente a uma queda de 0,90%, na leitura sazonal. Os dados são da Pesquisa de Nível de Emprego da Fiesp e do Ciesp, divulgados ontem (17).

O Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) das entidades também revisou para baixo a estimativa para o emprego industrial em São Paulo.
“Da última vez nós havíamos dito que temíamos uma perda de 200 mil empregos da indústria de transformação em 2015. Após o mês de agosto, já nos parece que está mais próximo dos 250 mil empregos a menos”, projetou Paulo Francini, diretor do Depecon. “Realmente saímos do surto e fomos à epidemia da perda de empregos”, completou.
O Depecon também revisou para baixo o prognóstico para o PIB da indústria de transformação para uma queda de aproximadamente 9%. Anteriormente, a equipe econômica da Fiesp e do Ciesp esperava perda de 8%. “É uma queda trágica”. A previsão para o PIB do país continua apontando para uma queda de 2,5% este ano. No acumulado do ano, a indústria paulista já acumula um saldo negativo de 119 mil empregos. Este é o pior período comparativamente da série histórica da pesquisa, iniciada em 2006. Se comparado com agosto de 2014, o resultado é ainda pior: são 216 mil vagas a menos que no mesmo mês do ano anterior.