64 views 2 mins

Inaugurado Satélite Geoestacionário de Defesa

em Destaques
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O presidente Temer inaugurou ontem (17) a 1ª etapa de Centro de Operações Espaciais Principal, que permitirá operacionalizar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, na Base Aérea de Brasília.

Além de promover segurança nas comunicações estratégicas do Estado brasileiro, o projeto tem como objetivo fornecer internet em banda larga para escolas públicas, unidades de saúde, postos de fronteira, áreas indígenas e quilombolas no âmbito do Programa Internet para Todos.
Essa etapa, a operacional, possibilitará a migração dos equipamentos satelitais já em operação. A etapa seguinte, a de implantação das áreas administrativas, está prevista para ser inaugurada em meados de 2019. O satélite, parceria dos ministérios da Ciência e Tecnologia, e da Defesa, já recebeu R$ 3 bilhões em investimentos.
Temer disse que seu governo está modernizando o Brasil e que trouxe o país para o século 21. “Hoje eu fixo, em definitivo, a ideia de que nosso país já está no século 21. Saiu do analógico e foi para o digital”, afirmou.
“Mas o momento culminante, que está sendo feito é esta espécie de inauguração de placa que nós colocamos aqui do satélite geoestacionário que leva banda larga para todo o país, para todas as escolas”, disse.
Temer também afirmou que seu governo está deixando para o próximo ‘um número infindável de editais para concessões e privatizações’. “Aqui no Brasil se tem uma mania que é chegando um novo governo você destrói os programas anteriores para colocar outros programas no seu lugar. Os projetos que foram exitosos devem continuar”, disse Temer (ABr).