83 views 41 secs

Governo paulista investe R$ 1,5 bi para despoluir o Rio Pinheiros

em Destaques
sexta-feira, 16 de agosto de 2019

O projeto ‘Novo Rio Pinheiros’ prevê intervenções em áreas de todas as sub-bacias dos grandes afluentes do rio, onde vivem cerca de 3,3 milhões de pessoas. Também estão incluídas ações socioambientais para engajar a população na recuperação dos cursos d’água da região.
“É uma quantia bastante expressiva para a contratação de obras para a despoluição. E o compromisso é entregar o Pinheiro limpo até dezembro de 2022, com condições adequadas e padrão internacional de classificação”, disse o governador João Doria, ao lançar o projeto na sexta-feira (16), ao lado do presidente da Sabesp, Benedito Braga.
O governo informou que foi feito um mapeamento completo de toda a área, incluindo a localização das ligações de esgoto, que identificou cerca de 500 mil imóveis que deverão ter seu esgoto desviado para a estação de tratamento, sendo que 73 mil destes precisam ser conectados às redes de coleta.
“O empreendedor terá que ligar todas as casas ao sistema, e vamos monitorar os trabalhos. É preciso atingir a meta por resultado. Ou seja, o próprio empreiteiro estará interessado em fazer as obras com agilidade”, disse o presidente da Sabesp, Benedito Braga (ABr).