79 views 2 mins

‘Governo não deve interferir na Justiça’, diz Moro

em Destaques
segunda-feira, 23 de maio de 2016

O juiz Sergio Moro afirmou ontem (23) que a Operação Lava Jato “não é um seriado” e garantiu que ainda não tem informações oficiais sobre o áudio vazado no qual o ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugere um pacto para barrar as investigações da Polícia Federal.

“Não tenho comentários específicos sobre essa situação concreta porque eu não estou a par. Já falei isso anteriormente: a Lava Jato não é um seriado. Existe todo um trabalho de investigação e elas continuam normalmente”, disse Moro durante um evento em São Paulo que também contou com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do ministro do STF Luis Roberto Barroso.
De acordo com Moro, “não deve haver nenhuma interferência do governo. Os trabalhos devem ser independentes”. Ele ressaltou ainda que “juiz não segue opinião pública” e que todos os processos, inclusive os que citam o ex-presidente Lula, estão com os “trâmites dentro da lei”.
Já Barroso negou que Jucá tenha influência sobre ministros do STF, como o ministro do Planejamento sugeriu em seus áudios vazados, mas confessou que costuma receber todos os políticos que pedem uma audiência. Barroso também elogiou Moro e pediu mudanças na legislação para combater a corrupção no Brasil. “Você precisa de heróis como Moro quando algo não está correto”, disse o ministro do STF. “Prisões específicas não vão mudar a mentalidade. Se nós não mudarmos o sistema político amplamente, isso não vai mudar o país”, destacou.
“Uma das grandes causas da corrupção está ligada ao setor político brasileiro”, disse Barroso (ANSA).