95 views 2 mins

Gilmar Mendes: momento não favorece criação de impostos

em Destaques
segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou ontem (14) a possibilidade de criação de impostos pelo governo federal, dizendo que não há como impor mais sacrifícios à sociedade diante dos casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato.

“Você não pode pedir sacrifícios quando as pessoas acham que houve gastos excessivos, demasiados e sem controle. Quando as pessoas acham que tem uma prática de corrupção, então, há uma crise de legitimidade”, afirmou o ministro.
Na sua opinião, o país está vivendo “um momento extremamente delicado” e é necessário separar o sistema de governança da nação das ações de interesse político. Para o ministro, ao longo do tempo, criou-se no Brasil uma cultura de um modo de política corrupta. Ele defendeu maior transparência no processo de doações para as campanhas políticas e disse que cabe a instituições como a PF, o MP, a Justiça Eleitoral e a todo o Poder Judiciário acompanhar os procedimentos em torno de tais movimentações financeiras para evitar atos de corrupção.
Segundo Gilmar Mendes, a maioria dos ministros do STF é favorável à abertura de processo para análise dos recursos financeiros da campanha eleitoral da presidenta Dilma Rousseff em 2014. Ele deu as informações logo após falar no seminário Saídas para a Crise. O evento, que termina hoje (15), é promovido em conjunto pela OAB, pela Assembleia Legislativa, pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e pela TV Cultura (ABr).