79 views 46 secs

Fachin: crise política não pode prejudicar interesses do país

em Destaques
quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O ministro do STF, Luiz Edson Fachin, defendeu a preservação de instituições democráticas e que os interesses do país não sejam prejudicados pela crise política.

Segundo ele, em situações como a atual cabe aos integrantes dos poderes manter os canais de diálogo abertos, a fim de evitar que a crise política prejudique ainda mais o país.
“O que me parece muito importante é colocar o Brasil acima de todo e qualquer embate. Os interesses do país são maiores que os interesses momentâneos de uma crise política que pode estar passando”, disse o ministro, após participar, no Palácio do Itamaraty, de uma solenidade de formatura de diplomatas.
Para ele, preservar as instituições, a democracia e estar disposto ao diálogo e à troca de ideias “é o grande desafio que se coloca para quem, de fato, quer apostar na estabilidade e não no caos”. De acordo com Fachin, o país precisa hoje de diálogo entre seus poderes.
“Diálogo pressupõe o respeito de censo. Dialogar não é aderir, é abrir-se para a exposição de posições divergentes, a fim de encontrar uma área comum de interesses que dê estabilidade à economia e tranquilidade à sociedade brasileira (ABr).