69 views 57 secs

Extintas na natureza, antas são reintroduzidas em floresta do Rio

em Destaques
sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Extintos nas florestas do Rio de Janeiro há mais de 100 anos, os Tapirus terrestris, também chamados de antas, começaram a voltar à natureza graças a um projeto de reintrodução de animais desenvolvido no estado, batizado de Refauna.

Na sexta-feira (9), mais um casal da espécie foi solto na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio. O casal – Jorge e Magali – nasceu no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
A reintrodução das antas à floresta começou em 2017 na Reserva Ecológica de Guapiaçu e no Parque Estadual dos Três Picos, que envolve áreas de cinco municípios da região serrana do Rio. Os animais soltos são equipados com um colar com GPS e rádio transmissor, brinco de identificação e microchip embaixo da pele, para que sejam monitorados.
A presidente da Fundação RioZoo, Suzane Rizzo, lembra que a função do zoológico vai além da exposição de animais. “A reintrodução na natureza de um animal ameaçado de extinção é um momento muito importante para o meio ambiente e para a sociedade”. As antas são animais de grande porte que podem pesar até 300 quilos, por isto precisam de áreas grandes para viver. Consideradas mansas, solitárias e inteligentes, por quem estuda esta espécie, elas podem viver 30 anos (ABr).