69 views 2 mins

Expectativas de inflação futura encontram-se em torno da meta

em Destaques
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou na sexta-feira (11), que, mais importante do que a inflação corrente estar em torno da meta, é o fato de que as expectativas para os próximos anos também estão no mesmo patamar.

“A inflação corrente e, mais importante, as expectativas de inflação para os próximos anos encontram-se em torno da meta”, afirmou, em discurso na abertura da cerimônia de lançamento da “Coleção Digital História Contada do Banco Central”, na sede da autoridade monetária no Rio
Segundo Goldfajn, a ancoragem de expectativas se dá porque os agentes econômicos confiam que a política monetária será ajustada caso o cenário para inflação mude de forma relevante. “Isso é sinal de credibilidade da política monetária e fruto do resultado do trabalho de todos ao longo de décadas”, disse Goldfajn, dirigindo-se aos 13 ex-presidentes do BC presentes no evento no Rio. Hoje, o BC do Brasil é respeitado no País e no exterior. Segundo ele, o controle da inflação foi um trabalho “de décadas”.
“O trabalho de controle da inflação também foi um esforço de décadas, que por fim foi bem sucedido, passando pela luta contra a hiperinflação, pelo importante Plano Real, e desembocando no Regime de Metas, que já tem servido ao Brasil por quase 20 anos”, disse o presidente do BC.
Embora tenha comemorado o sucesso recente no controle da inflação, Goldfajn ressaltou que esse trabalho é contínuo e citou a importância das reformas econômicas para a redução estrutural da inflação.
“Sabemos que a continuidade do processo de reformas e ajustes necessários à economia brasileira é essencial para a manutenção da inflação baixa no médio e longo prazos, para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia. É a manutenção de um ambiente macroeconômico estável e previsível, no médio e longo prazos, que poderá trazer grandes benefícios para a população”, afirmou Goldfajn (AE).