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Estratégias de promoções para pequenas empresas neste fim de ano

em Destaques
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

As vendas do Natal devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Nesse período, o comércio eletrônico se torna ainda mais competitivo. Por isso é importante ter criatividade e sair do básico para aumentar a chance de faturar mais.

Segundo a Company Hero, startup que já ajudou a simplificar a formalização de mais de 10 mil empresas no Brasil em cinco anos, além dos usuários buscarem cada vez mais informações sobre produtos e reputação das empresas, as vendas pelas redes sociais também estão em crescimento acelerado.

Para se ter uma ideia, em 2021, a We Are Social e a Hootsuite divulgaram uma pesquisa que constatou que 45% dos usuários da Internet recorrem às redes sociais quando procuram informações sobre produtos ou serviços que estão pensando em comprar. “As vendas online estão em crescimento e esse é o momento ideal para impulsionar o negócio com as estratégias e promoção certas, que ainda podem ser colocadas em prática nas próximas semanas”, pontua Miklos Grof, CEO da Company Hero.

Diante desse cenário, e com o intuito de ajudar pequenos e médios empreendedores que desejam atrair clientes e gerar mais vendas nessa época do ano, o executivo elencou 10 recomendações e sugestões de ofertas. Confira.

  1. Oferecer 10% de desconto na segunda unidade – Empresas que dão desconto têm mais chance de atrair clientes e finalizar vendas. Ainda assim, Grof alerta: é importante saber aplicar essa ideia de promoção. “Uma das principais estratégias é o desconto progressivo. Conforme a quantidade de produtos ou serviços comprados, o cliente recebe uma redução de preço”, explica.

Mais do que chamar a atenção dos consumidores, é a chance de incentivá-los a comprar mais. Isso aumenta o faturamento e o ticket médio. Ainda existem outras ideias de promoção para atrair clientes com desconto, como porcentagem de desconto por produto e desconto por forma de pagamento.

  1. Oferecer um brinde nas compras acima de determinado valor – Aqui, o foco é incentivar a compra de vários itens. Também é possível adotar a mesma prática para um produto determinado. Nesse último caso, é importante que o presente tenha relação com a mercadoria principal. Caso contrário, faz pouco sentido adotar essa recomendação.
  2. Kits de produtos com desconto – Grandes marcas já adotam essa como uma de suas principais ideias de promoção para atrair clientes. O desconto pode ser sobre o valor total ou apenas para uma unidade. O que vale é oferecer uma redução de preço.
  3. Frete grátis acima de um valor – O valor do frete é um dos fatores que mais interferem na finalização de compras online. Além de estimular o abandono de carrinho, também aumenta as chances do consumidor fazer uma reclamação sobre qualquer aspecto da compra.

Por isso, vale a pena oferecer frete grátis como uma das ideias de promoção para atrair clientes. Algumas empresas adotam essa estratégia em todas as vendas. No entanto, isso é o menos comum, porque nem sempre compensa. Geralmente, esse benefício é concedido a partir de determinado valor na compra.

  1. Cupom de desconto durante a Live no Instagram – As lives nas redes sociais são bons meios para atrair consumidores e fechar negócios. Com conteúdos bem pensados, é possível nutrir o relacionamento com os clientes e efetivamente gerar vendas.

Esse tipo de ação com certeza chama a atenção. É só calcular corretamente quanto é possível oferecer de descontos. Para divulgar a live, o empreendedor pode adotar diferentes estratégias como e-mail marketing, publicações nas redes sociais, parcerias com influenciadores, entre outros.

  1. “Indique um amigo e ganhe 10% de desconto na próxima compra” – O boca a boca virtual ainda está muito presente e tem relevância para as empresas. Essa prática é uma das ideias de promoção para atrair clientes e o custo é baixo. Nesse caso, mais do que a venda, é possível incentivar a atração de clientes por meio da indicação. Esse é um dos principais votos de confiança que a loja online poderá ter.
  2. Promoções temáticas para o Natal e Ano Novo – As datas comemorativas são períodos sazonais e ajudam a aumentar as vendas. No entanto, o empresário pode criar promoções em datas comemorativas relacionadas a um produto que ele vende. Isso ajuda a atrair clientes em períodos específicos e a estimular acessos e vendas ao longo do ano.
  3. Ter CNPJ e inscrição estadual – Marketplaces priorizam lojas com CNPJ. Além disso, quando o empreendedor tem um CNPJ, profissionaliza seu negócio. Isso é importante para que as vendas aumentem e, consequentemente, o faturamento. Na hora de acertar as contas com o fisco, como pessoa física (vendendo com o CPF), o pagamento dos impostos será realizado com o carnê-leão para Pessoa Física.

Essas taxas acabam sendo mais altas do que para quem possui uma empresa formalizada com um CNPJ. Apesar de não existir um limite de faturamento para quem vende com o CPF, os impostos para pessoa física podem chegar a até 27,5%.

Ao ter o CNPJ e a inscrição estadual do e-commerce ou dropshipping, o empresário está regularizado para emissão de nota fiscal, o que transmite mais confiança para seus clientes, evita problemas com o fisco e com o governo, tem maior possibilidade de negociação com fornecedores e mais exclusividade nas compras.

É importante estar legalizado para evitar problemas tributários e multas altíssimas. Se formalizar é mais fácil do que parece e vai evitar um monte de dor de cabeça desnecessária.

  1. Registrar a marca – Esse é um passo muito importante para quem quer vender online. V ai evitar muita complicação no futuro e até mesmo concorrência desleal, já que no comércio virtual os casos de roubo de propriedade de marca têm sido cada vez mais comuns.
  2. Planejamento financeiro e investimento em tecnologia – Hoje, é possível reduzir até 87% das despesas anuais de uma empresa com soluções como Escritório Virtual e salas de reunião sob demanda.

Além disso, se os funcionários do e-commerce trabalham em formato remoto e têm necessidade de encontrar-se em dias de planejamento ou reuniões quinzenais, uma alternativa é alugar salas de reunião e espaços de trabalho sob demanda. Outra recomendação é avaliar quanto do orçamento já está comprometido e fazer cálculos antes de acrescentar novos gastos mensais.

Assim, é possível encontrar gargalos mais rapidamente. Além disso, um bom software de gestão financeira – ou uma conta digital para pessoa jurídica que tenha essa funcionalidade – é um investimento essencial para o pequeno empresário acompanhar o fluxo de caixa e, consequentemente, a base de custos para poder otimizar despesas. – Fonte e ouras informações (www.companyhero.com).