73 views 3 mins

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

em Destaques
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Desenvolver equipes capazes de superar as expectativas é um desafio complexo no ambiente corporativo, especialmente quando se busca atingir metas ambiciosas. Essa dificuldade surge pela escassez de talentos no mercado, tendo em vista que a falta de profissionais que tenham as habilidades desejadas é uma reclamação constante entre os recrutadores e headhunters.

Uma pesquisa da ManpowerGroup ilustra bem essa dificuldade. O relatório mostra que 80% dos empregadores brasileiros enfrentaram dificuldades para recrutar os profissionais que precisavam em 2023, com lacunas principalmente em habilidades humanas como resiliência, capacidade de adaptação e solução de problemas.

Como solução para a questão, a maioria das empresas (82% das entrevistadas) opta pelo desenvolvimento das habilidades desejadas entre os profissionais que já compõem o quadro de funcionários. Para Rica Mello, gestor, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, aprimorar as equipes já contratadas é a chave para alcançar um desempenho excepcional.

“O desenvolvimento interno oferece uma vantagem significativa, pois os colaboradores já conhecem a cultura organizacional e os processos internos, o que acelera a formação de equipes de alta performance”, destaca o especialista. Dentro desse contexto, Mello apresenta diretrizes fundamentais para a formação de times excepcionais.

  1. – Comunicação eficaz – A boa comunicação é fundamental dentro de equipes bem-sucedidas. Rica Mello ressalta a importância de criar um ambiente em que os profissionais se sintam à vontade para sugerir soluções e até mesmo cometer erros. “A liberdade de expressar ideias é crucial para desenvolver conceitos inovadores e motivar a equipe”, afirma o especialista.
  2. – Gestão de conflitos – Conflitos são inevitáveis, especialmente em equipes altamente comprometidas. Mello enfatiza a dissolução imediata de problemas entre os membros da equipe para evitar a criação de um ambiente tóxico. “Para resolver pequenos conflitos, vale promover uma boa conversa e lembrar dos objetivos, a fim de promover acordos que sejam positivos para todos”, destaca.
  3. – Reconhecimento do desempenho – Celebrar as conquistas da equipe é crucial para o desenvolvimento de uma cultura de alta performance. Mello sugere estratégias como pequenas premiações e o reconhecimento mensal de um colaborador exemplar. “Essas ações não apenas motivam a equipe, mas também inspiram comportamentos alinhados com os valores da empresa”, afirma o empresário.

Reforça, ainda, a importância de investir no capital humano existente, transformando-o em um diferencial competitivo para o alcance de metas agressivas. “Utilizando essas abordagens, os gestores podem otimizar o desempenho de suas equipes e fazer a diferença nos resultados da empresa”, finaliza. – Fonte e mais informações, acesse (https://ricamello.com.br/).