92 views 3 mins

Encarar sua carreira como um jogo de videogame pode te ajudar a subir de nível; entenda como!

em Destaques
sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Estratégia se insere em um cenário no qual mais de 82% dos brasileiros se declaram apaixonados por games

Você já ouviu falar que o mercado de trabalho muitas vezes pode ser semelhante a um jogo de videogame no qual é necessário enfrentar desafios para avançar em diferentes níveis? Com mais de 80% dos brasileiros destacando os jogos eletrônicos como uma de suas principais formas de diversão —- segundo o levantamento feito por SX Group e Go Gamers — a analogia pode servir para transformar a maneira como as pessoas abordam suas carreiras.

Nesse cenário, metas passam a ser vistas como “Objetivos de Fase”, habilidades se tornam “Power-ups” e os desafios no trabalho podem ser comparados aos chefões finais em jogos, já que ambos demandam estratégia, determinação e aprendizado constante para serem superados.

Ellen Murray, Orientadora de Carreiras e especialista em RH da Refuturiza, destaca que a estratégia oferece uma mudança de paradigma, no qual as pessoas passam a olhar para suas carreiras de uma forma mais dinâmica e estratégica.

“Assim como nos jogos, é preciso que os profissionais saibam onde querem chegar e entendam que a sua história, da mesma forma que a de cada personagem de um game, é única. Por isso, para vencer os desafios, é preciso ter metas bem definidas, saber fazer gestão de tempo e celebrar cada vitória como um avanço de fase”, conta.

Além da definição de metas e organização estratégica de recursos, Ellen destaca que, assim como nos videogames, existem alguns macetes para avançar de modo constante na trilha da carreira corporativa, como:

1.Saber solar e jogar em equipe

Desenvolva habilidades de comunicação eficazes, empatia, trabalho em equipe e liderança. Isso é tão importante quanto o conhecimento técnico em muitas profissões.

  1. Entender a dinâmica das fases: quais ações fazem com que se ganhe e e com que se perca pontos

Busque entender quais são os desafios a serem enfrentados e de que forma você pode avançar. Para isso, é importante receber e dar feedbacks de modo constante e assertivo.

  1. Upar continuamente:

Nunca pare de aprender. Esteja sempre aberto a cursos, certificações e oportunidades de aprimoramento. Isso demonstra comprometimento com o crescimento pessoal e profissional.

Essas e outras dicas fazem parte do e-book gratuito Desbloqueando as Fases da Jornada Profissional, elaborado pela equipe de especialistas da Refuturiza. Saiba mais em: https://blog.refuturiza.com.br/e-book-desbloqueando-as-fases-da-jornada-profissional.