73 views 2 mins

Embaixador Ernesto Araújo é escolhido para Relações Exteriores

em Destaques
quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou na quarta-feira (14) que o embaixador Ernesto Araújo será o novo ministro das Relações Exteriores.

A informação foi revelada no Twitter e confirmada durante entrevista coletiva. De acordo com Bolsonaro, Araújo é “diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual”. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje”, escreveu. O embaixador é diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos.
O atual ministro da pasta é o senador licenciado Aloysio Nunes (PSDB-SP), que foi nomeado pelo presidente Michel Temer. Além de Araújo nas Relações Exteriores, o futuro governo já anunciou: Paulo Guedes, na Economia; Onyx Lorenzoni, na Casa Civil; Sérgio Moro, na Justiça e Segurança Pública; o general Augusto Heleno, na Segurança Institucional; o general Fernando Azevedo, na Defesa; o tenente-coronel Marcos Pontes, na Ciência e Tecnologia; e Tereza Cristina, na Agricultura. Uma das promessas de campanha de Bolsonaro é reduzir o número de ministérios de 29 para 15
Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) saudou a escolha de Araújo. “A entidade se coloca à disposição para colaborar no enfrentamento dos desafios da política externa brasileira e na modernização das relações de trabalho em prol de todos os servidores do ministério”, comentou a entidade, desejando êxito ao futuro ministro (ANSA/ABr).