96 views 38 secs

Diplomatas vão rebater críticas ao impeachment

em Destaques
quarta-feira, 25 de maio de 2016

Depois das críticas dos países “bolivarianos” ao afastamento da presidente Dilma Rousseff e da divulgação de notas do governo brasileiro rebatendo-as em tom duro, o Itamaraty enviou uma correspondência a todas as embaixadas com o objetivo de dar aos diplomatas condições de rebater “equívocos” sobre o processo de impeachment em curso no País.

O alerta é que avaliações erradas prejudicam a imagem do Brasil.
Em um longo documento dividido em 17 itens, em que são citados trechos de documentos e declarações de autoridades estrangeiras, o Ministério das Relações Exteriores diz aos diplomatas que os equívocos “devem ser ativamente combatidos”.
“O devido processo legal está sendo observado com todo o rigor, como deve ser, sob a supervisão atenta do STF”, frisa o documento. Ele acrescenta que declarações vagas “devem ser combatidas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvida infundadas sobre a lisura do processo político no Brasil”.
A orientação dada aos diplomatas é que expliquem que o processo de impeachment tem natureza “eminentemente política e não se confunde com um julgamento penal” (AE).