89 views 35 secs

Desemprego entre jovens no Brasil vem aumentando

em Destaques
quinta-feira, 08 de outubro de 2015

O desemprego entre os jovens no Brasil deverá aumentar, assim como a informalidade.

O alerta é da Organização Internacional do Trabalho, (OIT) que, em um informe publicado ontem (8), revela que a desaceleração da economia nacional será sentida pelos jovens até o final da década. O Brasil registrou o segundo maior salto no desemprego de jovens entre as maiores economias do mundo entre 2014 e 2015.
Segundo o relatório, a taxa de desemprego entre a população de 15 a 24 anos no Brasil sofreu uma queda importante nos últimos anos, passando de 17,4% no primeiro semestres de 2010 para 13,8% em 2014. Mas, já no primeiro semestre de 2015 e ainda antes do aprofundamento da crise, a taxa já havia dado um salto, para 15,8%, três vezes a taxa entre adultos.
“Há um aumento substancial”, disse a autora do informe, Sara Elder, em uma referência ao desemprego entre jovens no Brasil. “A economia no Brasil passa por uma desaceleração e projeções mostram que o setor do trabalho, que estava em boa direção pelos últimos dez anos, agora apresenta outra tendência “, disse Azita Awad, diretora do Departamento de Emprego da OIT (AE).