73 views 2 mins

Decisão do STF sobre decreto de indulto ‘é preocupante’

em Destaques
sexta-feira, 10 de maio de 2019

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que é preocupante a decisão do STF que validou o decreto de indulto natalino editado pelo então presidente Michel Temer em 2017.

Segundo Dodge, a decisão é um retrocesso no combate a crimes, principalmente, corrupção. As regras do decreto reduzem em 80% o tempo de cumprimento de penas. “Amplia desproporcionalmente os benefícios e cria um cenário de impunidade no país”, disse a procuradora, por meio de nota.
O STF derrubou na última quinta-feira (9) a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o indulto. Pelo entendimento da maioria, o indulto está previsto na Constituição e cabe exclusivamente ao presidente da República assiná-lo com as regras que bem entender, sem interferência do Judiciário.
Em março de 2018, Barroso entendeu que texto inovou e previu a possibilidade de indulto para condenados que cumpriram um quinto da pena, incluindo crimes de corrupção e correlatos, além de indultar penas de multa. Para ele, o indulto só poderia ser aplicado após o cumprimento de um terço da condenação. Condenados pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa com penas superiores a oito anos de prisão também não poderiam ser beneficiados.
Em dezembro de 2017, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República e suspendeu o decreto. Em seguida, Roberto Barroso restabeleceu parte do texto, mas retirando a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como apenados na Operação Lava Jato (ABr).