83 views 57 secs

Corrupção ultrapassou fronteiras da Petrobras

em Destaques
quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A 18ª fase da Operação Lava Jato identificou a existência de um esquema de pagamento de valores ilícitos referente à concessão de empréstimo consignado por meio do Ministério do Planejamento.

A empresa Consist Software, administrada pelo ex-vereador de Americana Alexandre Romano (PT), preso temporariamente ontem, recebia uma taxa mensal das empresas que ofereciam crédito consignado para cada empréstimo concedido.
A maior parte desse valor recebido pela Consist, estimado em R$ 52 milhões pagos entre 2010 e 2015, era então destinada ao PT, por meio do lobista Milton Pascowitch, de acordo com as investigações da PF. “O contrato era celebrado por entidades de crédito que oferecem empréstimos consignados no Ministério do Planejamento e as instituições financeiras, entidades de previdência aderiam a esse acordo guarda-chuva e a empresa [Consist] era remunerada por essas entidades mensalmente, por conta de cada empréstimo consignado que elas obtinham”, explicou o delegado Mário Ancelmo Lemos.
Para o procurador da República, Robson Henrique Pozzobon, ficou claro que o esquema criminoso descoberto na Petrobras ultrapassou os limites da estatal petrolífera. “Até agora, a Lava Jato apresentou provas de corrupção consistentes na Petrobras e suas subsidiárias, na Caixa e na Eletrobras. Mas depois dessa nova fase, verificamos que esse grande esquema ilícito transbordou as fronteiras e espraia seus efeitos para o Ministério do Planejamento” (ABr).