87 views 53 secs

Consumo de gás natural cresce 2,1%

em Destaques
terça-feira, 03 de novembro de 2015

O consumo de gás natural no Brasil ao longo do mês de setembro atingiu a marca de 77,166 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), de acordo com a Abegás.

O montante representa uma expansão de 2,11% em relação a setembro do ano passado. Na comparação com agosto deste ano, houve expansão de 8,39%.
A variação positiva, como usual, decorre da maior destinação de gás natural para a geração de energia elétrica. O uso térmico do gás movimentou 33,863 milhões de m3/d, aumento de 2,75% em relação a setembro do ano passado e salto de 17,6% sobre agosto deste ano. No acumulado dos nove primeiros meses de 2015, o consumo de gás com finalidade térmica cresceu 2,69% na comparação com o ano passado.
“Apesar da queda do nível de atividade industrial, a escassez hídrica e a necessidade do uso de termelétricas para manter o suprimento de energia são fatores que ajudam a explicar por que esse segmento registrou crescimento em setembro”, destacou em nota o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon. “Por outro lado, em um ano marcado pela alta nas tarifas de energia elétrica, o setor produtivo está cada vez mais atento às múltiplas aplicações de uso de gás natural”, complementou (AE).