85 views 5 mins

Construir do zero, contratar SaaS ou utilizar whitelabel? O que faz mais sentido para o seu negócio?

em Destaques
segunda-feira, 04 de dezembro de 2023

Renan Basso (*)

Com o aumento da competição no mercado, a necessidade, modernização e inovação dos websites e aplicativos estão mais importantes do que nunca. No entanto, o desenvolvimento desses produtos pode ser um processo complexo e demorado, exigindo conhecimento técnico e recursos significativos. Por isso, cada vez mais, as empresas estão buscando as melhores soluções para atender às suas necessidades. Então, qual a melhor maneira de fazer o aplicativo ideal para a sua empresa? Começando do zero, contratando uma equipe especializada de Squad as a Service ou buscando uma ferramenta de whitelabel?

Pensando em agilidade e tempo de entrega do produto final, muitas vezes começar o projeto do zero, contratando uma nova equipe interna, pode não ser a melhor opção. O tempo de adaptação e entrosamento dos funcionários pode deixar o início mais truncado e atrasar a entrega. Por isso, investir em mão de obra sob demanda, no modelo Squad as a Service, é a opção mais assertiva para quem precisa de criação e entrega de produtos com rapidez. Existem empresas especializadas em criação e tecnologia que disponibilizam equipes prontas e capacitadas para atender as necessidades e demandas. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo YouGov, instituto britânico, aproximadamente, 48% das empresas de todo o mundo estão optando por terceirizar alguns serviços relacionados à tecnologia.

Entre os benefícios de trabalhar com um time entrosado e especializado é que o profissional já está pronto para atuar, trazendo suas vivências e expertises que podem ajudar a deixar o trabalho mais fluido e até prevendo possíveis erros ou problemas. Além disso, as companhias têm mais liberdade na hora de aplicar mudanças no projeto, tendo a possibilidade de deixá-lo com um aspecto único e diferente. Outro ponto benéfico é que todo o processo de desenvolvimento tende a ser mais econômico, pois as empresas podem contar com profissionais terceirizados apenas pelo tempo necessário, conseguindo se organizar quanto ao investimento e prazos para o desenvolvimento e entrega do projeto.

Outra forma de construir um website ou aplicativo de forma assertiva é utilizando ferramentas pré-prontas em estilo whitelabel. Mas o que são essas ferramentas? Em resumo, são programas pré-construídos e personalizáveis que ajudam as instituições a lançar seus serviços digitais mais rapidamente. Isso é possível porque elas oferecem soluções com recursos e funcionalidades que permitem que as equipes de desenvolvimento se concentrem em personalização e integração, atendendo as demandas necessárias para atender sua gama de clientes.

Nesse tipo de solução, a economia de tempo e recursos é indiscutível. Em vez de desenvolver aplicativos ou websites personalizadas do zero, as equipes podem começar a trabalhar em cima de uma base sólida de recursos já desenvolvidos. Uma vantagem é que geralmente eles já são desenvolvidos contando com a parte de segurança. Isso significa que são projetadas já com medidas de segurança integradas, como autenticação de usuário, criptografia de dados e monitoramento de atividades suspeitas. Isso é especialmente importante quando o aplicativo é desenvolvido para o setor financeiro, por exemplo, onde a segurança é uma preocupação constante. Outro ponto positivo bastante discutido é a facilidade da personalização e formatação do app ou site. Isso faz com que as empresas fiquem livres para realizar as adaptações necessárias, personalizando interfaces de usuário, fluxos de trabalho e funcionalidades para atender às suas demandas exclusivas.

Portanto, é importante analisar no longo prazo e os objetivos por trás desse projeto, seja o lançamento ou renovação de um aplicativo, site ou serviço. Existem diversas formas de produzir tais projetos, mas contar com uma equipe preparada ou uma solução pré estabelecida pode levar agilidade e senioridade ao processo de criação e desenvolvimento. O que pode ser crucial e até mesmo o grande diferencial para obter o resultado esperado.

(*) Co-fundador e diretor de negócios da MB Labs, empresa especializada em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais.