94 views 25 secs

Compra de empresas brasileiras por estrangeiros

em Destaques
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Segundo pesquisa realizada pela KPMG no Brasil, as 296 transações do tipo CB1 (empresa estrangeiras adquirindo nacionais) e as 66 do tipo CB2 (empresas brasileiras comprando estrangeiras fora do Brasil), foram os destaques do ano de 2015 e atingiram seus recordes históricos.

Em comparação com o ano passado, as operações CB1 registraram um aumento de 2% e o CB2 de 50%. Dentre os 43 setores analisados, os que apresentaram maior número de transações foram Tecnologia da Informação (121 transações), Empresas de Internet (70) e Alimentos, Bebidas e Tabaco (65).
“A desvalorização do Real perante as principais moedas estrangeiras pode ter acelerado a entrada e expansão das empresas internacionais no Brasil devido à redução do valor das empresas locais, apesar da piora das expectativas de crescimento e do aumento do risco Brasil”, pondera o sócio da KPMG, Luis Motta. “Por outro lado, parte das empresas brasileiras buscaram expandir seus negócios em países em que percebem uma perspectiva econômica melhor e um risco menor”, completa o executivo (KPMG).