86 views 36 secs

Aumentou o número de cheques honrados

em Destaques
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O número de cheques honrados cresceu em dezembro de 2015, em comparação com dados do mês anterior, apesar de fatores que poderiam indicar o contrário, como o aumento do endividamento em geral e o crescimento do desemprego.

Essa é a conclusão da Pesquisa de Inadimplência da Telecheque, serviço oferecido pela Multicrédito.
O consumidor se manteve controlado nas compras de fim de ano, aproveitou os feirões de renegociação de dívidas, bem como o 13.º salário. A pesquisa indica que há maior comprometimento com a saúde financeira pessoal. Assim, 97,08% honraram seus cheques em dezembro, uma alta de 0,37 ponto porcentual em relação aos indicadores de novembro.
“As compras de fim de ano diminuíram bastante, e um novo perfil de consumidor tem surgido: aquele bem mais contido e preocupado em quitar suas dívidas. Estão cada vez mais cautelosos, pensando em longo prazo e quitando seus débitos”, afirma Walter Alfieri, diretor de Crédito, Risco e Business Intelligence da MultiCrédito. Ainda segundo a pesquisa, o valor médio de compras em cheque caiu 5%, passando de R$ 1.089,00 em novembro para R$ 1.034,00 em dezembro.