527 views 6 mins

Como melhorar a avaliação dos funcionários sobre a empresa

em Destaques
terça-feira, 14 de março de 2023

A avaliação de uma marca por seus consumidores traz um respaldo relevante no mercado, mas não é a única forma de se posicionar como uma empresa competente. A avaliação dos próprios funcionários em relação ao ambiente de trabalho tem sido um ponto cada vez mais notado, por ajudar a entender o quanto o trabalhador acredita na marca e pode ajudar a melhorar resultados.

O eNPS é uma metodologia de pesquisa que explora essas informações e tem ajudado grandes companhias a repensar estratégias e otimizar recursos. O eNPS é inspirado no NPS (Net Promoter Score), que avalia o grau de satisfação do cliente com as marcas. Já o Employee Net Promoter Score é voltado ao público interno da empresa, para saber o quão satisfeito o colaborador está com a própria empresa, se indica ela para outras pessoas e como vê a liderança do grupo.

Gigantes como Apple e Disney se utilizam dessa metodologia, assim como empresas brasileiras. A Páprica Comunicação é uma delas, que subiu quase 30 pontos no seu eNPS em um ano. De forma anônima e podendo adicionar comentários, os colaboradores respondem à pesquisa de eNPS com números de 1 a 10 a pergunta: “Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”.

Em 2021, a Páprica atingiu a nota 53. No final de 2022, uma nova avaliação chegou à nota 81, um salto considerável em apenas um ano. Entre os pontos positivos, os colaboradores apontaram a união da equipe, valorização e escuta, equipe muito colaborativa, ambiente de trabalho descontraído e acolhedor.

Já para melhoria, foram citados os desafios enfrentados pela rápida e necessária adoção do home office no período de pandemia e a falta de um acompanhamento mais próximo de liderados pelos seus gestores naquele novo cenário.

A partir dos comentários, foram montadas estratégias focando em melhorias nos pontos mais citados. A comunicação interna foi um dos trabalhados, em variadas formas. “Avaliamos e contratamos novas ferramentas, entendemos junto à equipe como potencializar as que já tínhamos, e padronizamos tudo”, conta Amanda Hecke, Coordenadora de Operações e Pessoas. “Hoje, todos falam a mesma língua e sabem de tudo”.

Outro ponto relacionado à comunicação era sobre a troca de informações. A coordenadora explica: “algumas informações ficavam restritas e não chegavam às pontas, então estabelecemos uma política de comunicados mais frequentes e sinergia maior entre times para entregas mais conjuntas”.

Quanto ao acompanhamento da evolução dos colaboradores, a Páprica começou a trabalhar de uma forma diferente do tradicional, de empresas mais conservadoras. Aquele formato de entrar na empresa, em poucos meses ser pleno, atingir metas e virar sênior, não foi adotado pela empresa.

“Não temos esse plano de carreira, e sim um olhar bem mais personalizado, que considero muito melhor. Conseguimos enxergar cada colaborador, cada necessidade, dar as ferramentas e orientações para que ele cresça por um caminho em que se sinta confortável, motivado e que faça sentido para a empresa também”, define Renan Vargas, Diretor Geral da Páprica.

Com as medidas implementadas durante todo o ano após o resultado de 2021, ao final de 2022 o retorno positivo trouxe a confirmação de que ouvir os colaboradores e atuar em conjunto com eles foi o caminho certo para a Páprica.

“Desta vez, recebemos comentários anônimos elogiando a confiança, flexibilidade e gestão das lideranças, o reconhecimento promovido durante todo o ano e nossa preocupação com saúde física, mental e causas importantes para a sociedade, o que é muito gratificante”, comenta Amanda.

São feitas duas avaliações semestrais, nas quais aparecem pontos fortes e fracos de cada colaborador. Ali, pode-se perceber quem tem dificuldades, quem precisa de auxílio, e quem está preparado para uma promoção, para um novo desafio.

“Com essa frequência de avaliação, ficou mais claro o que se espera de cada um o que cada um precisa fazer, e quando as pessoas atingem isso, elas são reconhecidas, são recompensadas”, complementa Vargas. Feedbacks e acompanhamentos frequentes foram uma das fórmulas do sucesso para ninguém ficar perdido ou isolado dentro da empresa. – Fonte: (https://paprica.ag/).