89 views 5 mins

Como economizar dinheiro nas compras online

em Destaques
segunda-feira, 13 de setembro de 2021

É certo que as compras online vieram para ficar. De acordo com o relatório Future Shopper Report 2021, o hábito de consumir pela internet continuará forte mesmo após a reabertura de lojas físicas, pois 72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce e 73% dos consumidores relataram que o comércio eletrônico será mais importante para eles em 2021.

Já a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, mostra que após um ano e meio de pandemia, o Brasil tem quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020. Mas no meio de tanta oferta, encontrar o melhor preço online pode ser uma tarefa árdua.

“Muitas vezes as compras pela internet são de fato mais baratas, mas assim como na rua, é necessário pesquisar, pechinchar e utilizar todas as ferramentas para aproveitar a modalidade e fazer compras conscientes, afinal, economizar é sempre bom”, diz Juliana Selenko, head de Customer Success Use Mais Multiserviços.

Embora o principal objetivo seja obter mais retorno do investimento, vale a pena também pensar que a opção mais barata nem sempre é a melhor. “Recomendamos ter em mente fatores como sustentabilidade e qualidade ao fazer sua compra.

Se você está comprando um eletrônico, por exemplo, converse com alguém que entende para saber se vale a pena pagar muito menos pelo produto, pois o barato pode sair caro lá na frente”, aconselha.

Para ajudar o consumidor a usufruir melhor das compras online, a especialista preparou uma lista com algumas dicas para os consumidores economizarem no click final.

  1. Faça uma lista do que deseja comprar – Tenha uma ideia do que você deseja comprar antes de começar a entrar nos sites. Isso ajuda a manter o foco e evita distração com itens não relacionados que fazem você passar horas pulando de loja em loja. “Ao listar suas compras, o consumidor pode comprar o que realmente precisa, sem cair nas armadilhas de anúncios. Quando você corta itens desnecessários, já está economizando dinheiro”, sugere Juliana.
  2. Busque benefícios exclusivos – Cadastre-se em plataformas que oferecem benefícios exclusivos. Você ganha na segurança da compra e também recebe ofertas direcionadas e constantes. Sites desse tipo “aprendem” com a experiência do consumidor e personalizam as mensagens enviadas, o que faz com que você não perca tempo com produtos e serviços que não são de seu interesse.
  3. Limite o gasto para suas compras – Se o dinheiro está apertado no momento ou você está tentando economizar, vale a pena definir um orçamento. “Ter um plano ajudará a evitar tentações como ‘frete grátis em pedidos acima de X’, ‘compre um e leve outro’ ou ‘produtos relacionados’, com desconto de que você realmente não precisa”, diz a head da Use Mais.
  4. Use e abuse de clube de vantagens gratuitos – Os clubes de vantagens vêm ganhando espaço no mercado e na rotina das pessoas.Esses clubes conectam o usuário às empresas por meio do fornecimento de descontos e vantagens para os consumidores e garantem descontos bastante atraentes. Há diversos produtos e serviços que podem ser adquiridos por um valor promocional por meio dessas plataformas, que ainda separam em dezenas de categorias diferentes.

Um exemplo é a Use Mais, que reúne diversos parceiros para oferecer condições especiais aos usuários, em categorias diversas, como alimentação, esportes, atividades físicas, finanças, moda, viagens, entre outros.

  1. Utilize cupons gratuitos – Já virou quase uma regra os sites oferecerem cupons de desconto todos os meses. Se for a primeira compra, os cupons podem chegar a mais do que 20%. “Faça uma pesquisa nos sites para verificar se eles oferecem esses cupons e se é vantajoso na hora da compra. O único cuidado que se deve ter é com cupons falsos.

Na dúvida, sempre verifique a procedência do site e desconfie de descontos muito grandes. Além disso, usufrua de descontos sazonais. Muitas empresas oferecem descontos de acordo com as datas comemorativas”. Fonte e outras informações: (www.usemaisstore.com.br).