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Como as tecnologias para estoque são estratégicas para varejo

em Destaques
quinta-feira, 28 de julho de 2022

O estoque é um importante elemento de um negócio varejista, físico, digital ou multicanais. Qualquer falta de produto ou má gestão podem gerar considerável impacto negativo na empresa.

Com exceção do episódio em que um navio encalhou no Canal de Suez, em 2021, e congestionou mais de 400 embarcações na rota marítima responsável por navegar 10% do comércio mundial — prejudicando reposição de produtos no mundo inteiro —, grande parte das rupturas não acontecem na rota da indústria à loja ou galpão.

De acordo com dados da Involves, retail tech que desenvolve soluções para indústria e varejo, 15% dos SKUs de uma loja sofrem pelo menos uma indisponibilidade de gôndola por mês. No cenário em que uma pessoa procura um produto (independente do canal), mas não o encontra, a busca volta-se para concorrentes. Então, além de perder a venda, o varejista também perde a oportunidade de fidelizar o consumidor.

A falta de controle de estoque, informações unificadas e soluções específicas para essa importante etapa nos bastidores da venda podem causar problemas para todo o funcionamento do varejo. Confira abaixo, três soluções tecnológicas para estoque que impactam diretamente o sucesso de um negócio varejista, tanto na atuação física, online ou omnichannel.

Solução que reduz ruptura nas gôndolas – A ruptura é um dos maiores desafios enfrentados pelo varejo. Resolver esta questão pode gerar um incremento importante nas vendas. Pensando nisso, a Involves desenvolveu o Involves Doors, uma solução para o abastecimento inteligente das gôndolas que identifica possíveis rupturas ou problemas na disposição dos SKUs no PDV, aumentando de 0,5% a 2% as vendas diárias dos varejistas.

A ferramenta usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU e dispara alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível.

O head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, explica que o sistema monitora vários indicadores para fazer essa análise e que o aprendizado da inteligência artificial acontece de forma exclusiva para cada loja e SKU, melhorando a acurácia das missões que serão enviadas para a loja no próximo dia. “Uttiliza uma inteligência própria que garante resultados já no primeiro dia de uso”, finaliza.

App de gestão aumenta em até 50% a eficiência em operação de frete para e-commerce – Na rotina de gestão de um comércio eletrônico, a operação de estoque apresenta diversos processos que podem ser otimizados com uso de tecnologia. No caso de produtos com amplas variações, como modelos e tamanhos — comuns no varejo de moda —, as pessoas envolvidas na operação de estoque podem ter dificuldade para localização e endereçamento dos itens em grandes galpões.

Essa dor do segmento foi a motivadora para a Magazord Digital Commerce, plataforma com soluções completas para e-commerce, desenvolver um aplicativo de gestão de indicadores, que possibilita o gerenciamento de vendas, marketing, pedidos, transporte e, principalmente, estoque. Neste aplicativo, disponível para toda a base de clientes, é cadastrado um endereçamento físico de cada item.

Quando um pedido é emitido e precisa ser despachado, o colaborador recebe, na tela do celular, a localização exata dos produtos no estoque. “Em mais de seis meses que a tecnologia está ativa, nossos clientes já identificaram um aumento de 50% na produtividade e eficiência na gestão de fretes de seus negócios”, afirma Ricardo Schroeder, sócio e Diretor de Tecnologia (CTO) na Magazord.

Solução unifica gestão de pedidos, ponto de venda e atendimento e estoque das lojas – Com o aumento nas vendas pelo e-commerce, as lojas físicas ganharam novas funções: mais do que um lugar para fazer compras, elas se tornaram centros de serviço ao consumidor e pontos de atendimento.

Tocar e ver os produtos, receber conselhos dos vendedores e ter a chance de sair da loja com as compras na mesma hora, são algumas das vantagens que alguns clientes não abrem mão. No entanto, os sistemas tradicionais de ponto de venda (PDV) não foram projetados para a omnicanalidade e não oferecem os recursos necessários para o varejo atual.

O Manhattan Active Point of Sale é a solução de ponto de venda desenvolvida pela Manhattan Associates que cria uma experiência intuitiva para os colaboradores, estejam eles realizando uma venda, recebendo uma devolução, procurando pela disponibilidade de um item em outra loja ou separando e embalando pedidos para envio.

Segundo o diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil, Marco Beczkowski, a solução é parte do Manhattan Ative Omni, uma aplicação que unifica a gestão de pedidos, o engajamento, o ponto de venda e o atendimento e estoque das lojas. “O acesso em tempo real a informações, atividades e processos de atendimento permite uma maior eficiência da loja, e por consequência a satisfação do cliente”. – Fonte e mais informações: https://www.manh.com/pt-br).