71 views 5 mins

Como a nuvem pode habilitar o crescimento do seu negócio?

em Destaques
sábado, 16 de abril de 2022

Guilherme Barreiro (*)

São muitos os motivos que levam uma empresa a optar pela nuvem como seu sistema principal de armazenamento. Um dos pilares dessa tecnologia é a rapidez e a escalabilidade oferecidos. O armazenamento online já é uma realidade dentro das médias e grandes empresas, que veem nessa tecnologia uma forma de alavancar de vez as suas vendas.

Segundo dados do IDC para Nextios sobre manufatura e finanças – segurança em sistemas aplicativos: ERP, HCM e CRM, 20% das empresas pretendem acelerar a terceirização da operação e gestão de infraestrutura no curto prazo. Isso porque a nuvem permite um aumento significativo no faturamento de um negócio. De acordo com uma pesquisa da TNS Research, gestores tendem a faturar até 53% a mais quando investem em inteligência de dados.

Os números expressivos mostram como as empresas vêm usando os recursos da tecnologia para favorecer o crescimento do seu negócio. Com isso em mente, podemos destacar entre os principais motivos que levam uma empresa a optar pela nuvem por sua proporção de maior crescimento:

• Produtividade – Não é segredo para ninguém que a nuvem é um sistema mais rápido. Portanto, um funcionário consegue desenvolver mais funções em um único lugar. Além disso, ele passa a operar de qualquer lugar que esteja. Em tempos de home office esse tipo de tecnologia é indispensável.

A automação de tarefas nunca foi tão precisa como agora, principalmente no que diz respeito ao trabalho administrativo e gerenciamento de projetos ou marketing por e-mail, já que com a tecnologia em nuvem é possível fazer tudo isso em um processo relâmpago, sem perder tempo, diminuindo assim o tempo de inatividade e levando a economia de gastos a longo prazo.

• Segurança de dados – A segurança segue sendo uma dos fatores essenciais para uma empresa ter um bom desempenho no digital. Sendo assim, trabalhar com um provedor de nuvem garante que seus dados fiquem bem mais seguros do que se estivessem simplesmente armazenados em arquivos nos servidores da sua empresa.

Uma coisa interessante sobre o sistema de armazenamento em nuvem que pode ser levado muito em conta é que eles são protegidos por lei e obrigadas a cumprir regulamentações de segurança que visam garantir que apenas firewall de extrema qualidade de prevenção de ataques cibernéticos e tecnologia de proteção contra vírus sejam implementadas e atualizadas sempre que for necessário.

• Competitividade – A tecnologia em nuvem é uma das grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio. Segundo dados levantados pela Harvard Business Review Analytic Services, 74% das empresas atribuem sua atual vantagem competitiva a esses serviços tecnológicos. Esses números expressivos mostram como a nuvem capacita um negócio a chegar em mais lugares e mais talentos de forma rápida e simplificada.

E qual empresa não gostaria de competir de igual para igual, não é mesmo? As possibilidades são distribuídas para todos os setores, desde a linha de frente que pode ter mais autonomia de onde trabalhar até o profissional de Desenvolvedor que terá mais facilidade para exercer suas funções do dia a dia.

Por fim, o crescimento de um negócio é mais rápido quando essa empresa opta pela tecnologia em nuvem. A partir da utilização de seus mecanismos ele pode operar seus sistemas de diversos lugares e maneiras, além de ter mais segurança e poder competir de forma justa com outras empresas do seu segmento.

(*) – É Diretor Geral na Nextios. Com mais de 20 anos em tecnologia, passou por empresas como Politec, IBM e T-Systems, e é conselheiro em empresas de Cyber Segurança (https://www.nextios.com.br/).