A inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais significativo no mercado de pagamentos, sendo impulsionada por fatores como o aumento da disponibilidade de dados, o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento da demanda por pagamentos seguros e eficazes.
Segundo o diretor executivo de TI da Adiq, Daniel Flores, a principal tecnologia que vem sendo utilizada é a inteligência artificial. Ele explica que a IA tem sido aplicada principalmente para automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente, detectar fraudes e aprimorar a análise de crédito.
“A utilização estratégica da inteligência artificial no mercado de pagamento está redefinindo a forma como processamos as transações, proporcionando agilidade, segurança e personalização”, complementa.
A automatização de tarefas, especialmente no backoffice e processamento de pagamentos automatizados, tornou-se mais precisa com a implementação da inteligência artificial. Para ele a utilização da IA não apenas aprimora a precisão dos registros financeiros, reduzindo erros, mas também libera recursos humanos para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e relevantes para o negócio.
A segurança desempenha um papel crucial na adoção da inteligência artificial, conforme destaca o diretor executivo de TI da Adiq. “Em um cenário no qual o Brasil realiza milhões de transações diariamente, essa nova tecnologia desempenha um papel fundamental na detecção de movimentações suspeitas.
Desta forma, a inteligência artificial permite analisar padrões por meio do aprendizado de máquina e análise preditiva, contribuindo para a prevenção proativa de atividades fraudulentas, garantindo a segurança das transações eletrônicas”, ressalta Daniel. Outro destaque é a valorização da experiência do consumidor. A inteligência artificial opera de maneira aprimorada para analisar o histórico de compras, gerenciar chatbots e personalizar ofertas de produtos e serviços.
“A inteligência artificial está moldando novas fronteiras, criando soluções como as carteiras digitais e sistemas baseados em blockchain, proporcionando conveniência e segurança para os usuários”, ressalta. Apesar do potencial transformador que a inteligência artificial traz ao mercado de pagamentos, ainda existem desafios.
Flores explica que os custos de desenvolvimento, a complexidade de implementação e possíveis vieses são os principais empecilhos para um avanço linear na utilização da IA no mercado de pagamentos. “É muito importante abordar as limitações que a inteligência artificial ainda tem em nosso segmento. Desta forma, garantimos uma aplicação compreensível para cada vez mais impulsionar o mercado de pagamentos no futuro”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://www.adiq.com.br).