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Comércio alavanca vendas com uso estratégico de Chatbots

em Destaques
quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Grandes negócios e PMEs devem se preparar com a Botmaker para a alta demanda de pedidos e de interações de clientes

A temporada de vendas de final de ano já chegou para o varejo, e é preciso se preparar para atender ao aumento da demanda de seus clientes. A Black Friday de 2023 não é um período qualquer, já que o comércio de varejo ou serviços entrou na era do chamado Conversational Commerce, na qual as vendas são possíveis via conversas dos clientes com atendimento humano, híbrido ou automatizado, por meio de canais conversacionais.

Garantir a experiência conversacional humanizada em meio a uma alta demanda é desafiador para as marcas, mas possível. É o que reforça a Botmaker, plataforma de Inteligência Artificial (IA) líder no desenvolvimento de chatbots na América Latina. “Os consumidores querem uma experiência de compras no canal que já utilizam, majoritariamente o WhatsApp na América Latina, sem precisar ir à uma loja física, usar outro aplicativo ou sequer o site de uma marca. A jornada, de forma cada vez mais frequente, é iniciada no celular e a tendência é de continuar e resolver todas as etapas da compra pelo mobile, via canais conversacionais”, diz Alfredo Bitencourt, Head de Vendas da Botmaker Brasil. Os chatbots permitem que empresas melhorem os seus resultados proporcionando uma experiência positiva, e a Botmaker preparou uma página especial para empresas que querem preparar a sua estratégia conversacional para a temporada de vendas de final de ano.

A Black Friday em poucos anos se tornou uma das principais datas do comércio brasileiro. Em 2022, o e-commerce teve uma alta de 21,1% no faturamento durante o período segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), e a perspectiva para 2023 é boa, com crescimento de vendas no varejo, em especial no quarto trimestre de acordo com o relatório da Tendências Consultoria deste ano.

Estar preparado para esse momento e para não perder nenhuma oportunidade de demanda dos clientes – seja por redes sociais, WhatsApp ou em canais de atendimento oficiais, como sites, hotsites ou landing pages – significa investir no uso de ferramentas conversacionais digitais, de preferência que se integrem facilmente a outros sistemas, como de plataformas de ecommerce e meios de pagamentos.

“Os chatbots são capazes de atender os clientes no dia, horário e canal de sua preferência, com alta disponibilidade para a grande demanda esperada em períodos como Blackfriday e final de ano, além de uma alta capacidade de resolução com a adoção da IA generativa para compreensão e assertividade nas respostas, mantendo o tom de voz da marca e incrementando consideravelmente os resultados de conversões de vendas, tudo isso a um custo reduzido em comparação aos demais canais de vendas”, completa Alfredo.

Conversational Commerce e Chatbots
Os chatbots são uma tendência crescente no Brasil, com mais de 144 mil bots ativos atualmente (Pesquisa Mobile Time/Agosto 2023) e o mercado de varejo corresponde a 25% da demanda de bots neste ano.

São inúmeras vantagens que as marcas têm para gerar vendas atuando com o Conversational Commerce:
• Disponibilidade 24 horas: o horário comercial vai além do padrão. Poder atender a qualquer momento para responder às perguntas dos clientes, oferecendo suporte constante, proporciona aos clientes uma experiência conveniente e eficaz.
• Comunicação multicanal: os clientes buscam a venda em diversos canais, e os chatbots treinados permitem manter um padrão de atendimento de alta qualidade em canais variados, mantendo uma comunicação coesa e sem divergência de informações.
• Serviços de geolocalização: além de muitos canais, o varejo phygital precisa atender clientes em diversas localidades. Personalizar o conteúdo e atendimento com dados de localização traz mais valor para o consumidor, que pode encontrar unidades próximas ou ofertas de produtos adequadas à sua região.
• Volta para o carrinho: os chatbots podem não somente receber, mas também enviar mensagens ativas. Por exemplo, oferecer cupons de desconto, chamar para carrinhos de compra não finalizados, e avisar sobre entregas de pedidos realizados.
• Integração de funções: as APIs permitem integrar com diversas plataformas, no caso de empresas que já usam outros sistemas para canais de conversa, como sistemas de e-commerce, gateways de pagamento online, CRMs e Central de Atendimento, ERPs, last mile e outros.

As diversas vantagens do Conversational Commerce trazem resultados positivos de vendas em vários indicadores: maiores taxas de leitura e de conversão, redução de custos operacionais, aumento da satisfação dos clientes, acréscimo de valor no ticket médio, redução dos custos de aquisição e aumento de conversão em todo o funil de vendas.

Como treinar seu robô
O sistema de treinamento de chatbots é facilitado na Botmaker por funcionalidades como o uso de ChatGPT e a Knowledge Base, que permite ensinar robôs de forma simples e automatizada, ampliar o conhecimento e compreensão dos assuntos relevantes para cada empresa, com uso de várias fontes de informação: páginas da Web, documentos e respostas anteriormente dadas por atendentes humanos. Com isso, é possível atender aos clientes com mais precisão e em temas diversos.

À medida que nos aproximamos da Black Friday, as empresas que investirem em chatbots com IA estarão em uma posição mais favorável para impulsionar as vendas. A IA está transformando a maneira como as empresas interagem com seu público, e a Black Friday é o momento ideal para aproveitar ao máximo essa tecnologia.