67 views 2 mins

CNI alerta sobre alta do real no emprego

em Destaques
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A atual trajetória de valorização da taxa de câmbio preocupa a indústria.

Em nota técnica divulgada ontem (23), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) alerta o governo sobre os efeitos da valorização do real na competitividade das empresas e no emprego. “O nível da taxa de câmbio é uma variável fundamental no processo de desenvolvimento econômico, pois alterações na taxa de câmbio podem provocar importantes efeitos sobre a estrutura produtiva e de emprego do País”, diz a nota.
A entidade avalia que a forte mudança no preço da moeda estrangeira, como observado nos últimos meses, “pode causar danos irreparáveis nas estratégias das empresas e no investimento”. O documento destaca que as operações de comércio exterior têm prazos longos, com muitos negócios de exportação realizados há seis meses, com uma determinada taxa de câmbio, e que acabam com seu fechamento financeiro afetado quando a taxa de câmbio sofre valorização brusca e excessiva, resultando muitas vezes em prejuízo.
No documento, a CNI destaca que o comportamento da taxa de câmbio reflete diretamente na competitividade da indústria, pois sua valorização torna os produtos estrangeiros mais competitivos frente aos nacionais. “Não só a trajetória de valorização em si é nociva, a própria instabilidade, ou volatilidade, da taxa de câmbio também é muito negativa”.
Sondagem realizada pela CNI apontou a instabilidade da taxa de câmbio entre os principais problemas enfrentados pela indústria em 2016 (AE).