85 views 54 secs

Clima político não prejudica interesse dos investidores

em Destaques
segunda-feira, 29 de junho de 2015

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que o atual cenário político brasileiro pode causar incertezas de curto prazo no interesse dos investidores em projetos de infraestrutura no Brasil, mas não prejudica as perspectivas de longo prazo.

Barbosa participou, em Nova York, do Seminário Infraestrutura no Brasil, onde detalhou como o investidor internacional pode participar da segunda fase do Programa de Investimento em Logística.
“Tem uma demanda reprimida muito grande, o que garante a viabilidade dos projetos e a tradição que o Brasil tem de ter uma economia de transparência fiscal no uso de recursos públicos e de respeito aos contratos. Acho que isso predomina”, acrescentou. Para ele, é preciso separar as coisas. “Uma coisa são flutuações. Acho que o Brasil tem instituições fortes para lidar com esses problemas. Isso pode levar a algum efeito de curto prazo, criar uma expectativa de volatilidade na economia no curto prazo, mas estamos falando de projetos de 20, 30 anos”.
Barbosa explicou que vários investidores manifestaram interesse nos projetos de infraestrutura, especialmente em portos e aeroportos. Barbosa informou que o Brasil vive um momento de transição e ajustes por causa das mudanças enfrentadas pela economia interna e mundial. E que esse cenário possibilita a implementação de nova fase de crescimento, baseada em mais investimentos e maior produtividade (ABr).