88 views 5 mins

Cinco mitos e verdades sobre o empreendedorismo

em Destaques
terça-feira, 10 de março de 2020

Muitas pessoas, atualmente, por conta do estresse alto no ambiente de trabalho sentem a vontade de apostar no empreendedorismo e abrir o seu próprio negócio. Porém, mesmo que possa ser uma boa forma de garantir a sua renda, é preciso de planejamento e comprometimento para não ir à falência. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 7% das empresas que fecham as portas antes mesmo de completarem um ano sofrem com problemas de falta de lucro, 20% por causa de capital e 50% não sabe separar lucro do prejuízo.

De acordo com a contadora Ariane Marta, Diretora da Brascont Contabilidade, empreender requer um passo a passo e uma série de precauções para conseguir o resultado de forma positiva e, muitas vezes, as pessoas na hora do desespero da infelicidade no trabalho mergulham sem nem realizarem um planejamento. “É preciso estudar bem o mercado, a concorrência, procurar cliente, se preocupar com custos. Mas com força de vontade e sede em crescer, o empreendedorismo pode ser sim uma forma de ganhar a vida”, conta a especialista. Ela lista mitos e verdades sobre o tema. Confira:

1 – Vou empreender e não não vou ter mais problemas. Mito.

Muitas pessoas acham que empreender é uma fuga de uma vida estressante e de problemas com o chefe, por exemplo. Mesmo que conseguimos eliminar problemas com líderes e funcionários, ao mesmo tempo, encontramos outros desafios no meio do caminho como preocupação com faturamento, em agradar o cliente ou até com os tributos. “Costumo dizer que tudo tem um lado positivo e um negativo. Quando investimentos no nosso próprio negócio, não existe hora para trabalho, pois tudo depende de você, por outro lado, o faturamento também é totalmente seu”, conta a contadora.

2 – É preciso se planejar financeiramente antes de empreender.
Verdade.

Começar um negócio do zero requer planejamento, é preciso pensar no que investir, como ferramentas, funcionários, aluguel, entre outros. “Para quem vai oferecer um serviço, a minha dica é investir a menor quantia possível, pois os primeiros anos do negócios, muitas vezes, não geram lucro. Além disso, é preciso ter um dinheiro guardado para garantia, caso você não consiga fazer uma retirada em algum mês”, aconselha.

3 – Abri um negócio, deu certo e não preciso mudar nada. Mito.

Quem empreende precisa estar sempre de olho nas novidades do mercado, investir em cursos e pensar que temos que crescer, oferecer mais serviços ou melhorias nos produtos. “Esse é um grande erro de muitos empresários, só porque está faturando bem, não precisa se preocupar. Porém, a concorrência existe e o mercado está em constante transformação, ainda mais com a tecnologia que muda o modo de pensar das pessoas. Invista sempre no seu crescimento”, salienta Ariane.

4 – Defender o seus serviços ou produtos. Verdade.

Se você não acreditar no que você vende, quem vai acreditar, não é mesmo? Um dos principais pontos na hora de empreender é defender aquilo que você oferece, se pergunte de você contrataria o seus serviços ou se compraria o seu produto. “Às vezes você pode até saber a resposta de tudo isso, mas também é preciso mostrar isso para os seus clientes, por meio de relatórios que mensuram resultados, em caso de serviços prestados”, explica Ariane.

5 – Conseguir cliente não é fácil. Verdade.

Esse é um dos principais desafios para um empreendedor, afinal, não existe negócio sem cliente, né? Por isso, antes de largar a sua vida de funcionário e virar dono do seu próprio negócio, pense quais as empresas que vão contratar o seu serviço ou quem vai comprar o seu produto. “Faça uma análise do mercado, veja por onde pode começar.

Existem pessoas que começam antes mesmo de largar o emprego, para conseguir uma boa cartela de clientes. Entregando resultados, fazendo o trabalho de uma forma assertiva, o boca a boca – indicação de um cliente para o outro – também pode ser um ponto ao seu favor”, finaliza.

Fonte e mais informações: (http://www.brasct.com.br).