78 views 8 mins

Casa tecnológica: 7 dicas para transformar sua residência em uma “smart home”

em Destaques
segunda-feira, 08 de março de 2021

Uma grande tendência para casas que se adequam a tecnologia são as smart homes, ou mais conhecidas como casas inteligentes. São residências que combinam sistemas de segurança, iluminação e eletrodomésticos que se comunicam entre si por comandos. Estes dispositivos podem ser controlados por voz ou via aplicativo através de tablets, computadores e smartphones.

Houve um crescimento nos últimos anos referente às opções de dispositivos e ecossistemas de controle de automação, o que tem tornado o recurso da inteligência artificial cada vez mais acessível. Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma casa inteligente não demanda substituição de todos os aparelhos eletrônicos por equipamentos novos.

O processo pode começar devagar, realizando pequenas alterações que possam deixar a experiência em casa mais confortável, personalizada e divertida. Para saber por onde começar, Irwin Gomes, profissional de automação residencial em São Paulo que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, separou algumas dicas. Confira a seguir:

Escolha o seu ecossistema: o mercado de automação está muito aquecido e são muitas as opções de produtos para tornar sua casa mais adaptada a você. Para a experiência da automação ser a melhor possível é importante que todos os produtos instalados conversem entre si.

E para facilitar a escolha, uma boa opção é selecionar seu ecossistema a partir de um ecossistema comum, como por exemplo o ecossistema de assistentes de voz. Dispositivos para casas inteligentes já são compatíveis com assistentes de voz como Amazon Echo, e sua assistente Alexa, e o Google Home.

Em menor medida, mas em franco crescimento, estão também os dispositivos que podem ser controlados com a Apple HomePod e a sua assistente Siri. Por trás da voz dos assistentes que recebem as suas instruções está um protocolo de comunicação que conecta dispositivos dos mais variados fabricantes. Para que isso tudo funcione bem, no entanto, é importante comprar equipamentos que sejam compatíveis com o sistema e o assistente que você escolheu.

. Revise a sua instalação elétrica: como todos os dispositivos inteligentes que integram a sua casa precisam de energia, é necessário realizar uma revisão completa da instalação elétrica. Se assegure de que não há instalações defeituosas, sobrecarregadas ou outros detalhes que possam causar dano aos seus dispositivos.

Antes de instalar tomadas, interruptores e termostatos inteligentes (que ajudam a controlar a voltagem e a melhorar a eficiência de casa), é importante se assegurar que sua instalação tem fio terra e que está trabalhando corretamente, especialmente se há uma fiação muito antiga. Por isso, antes de tudo, o mais indicado é contratar um eletricista para realizar a revisão e, se necessário, renovar a instalação.

. Escolha uma categoria: praticamente qualquer área de casa pode receber um “boost” de inteligência: iluminação, temperatura, entretenimento (áudio e TV), fechaduras, sistema de segurança e eletrodomésticos. A sugestão é escolher um deles e começar a buscar produtos que trabalhem com o sistema escolhido.

. Lâmpadas e luzes: a iluminação inteligente permite que você consiga imprimir a iluminação relaxante de um restaurante quando for receber amigos para um jantar ou ainda conseguir o acionamento automático da iluminação quando você não estiver em casa, aumentando a segurança da residência. O limite é a criatividade.

A iluminação pode mudar de intensidade e responder a palmas, sensor de presença e comandos de voz. A única coisa que você precisa é que o acionador da luz ou a lâmpada tenham tecnologia embarcada que se comunique com a rede local do seu roteador. Alguns exemplos simples são as lâmpadas Philips HUE e interruptores inteligentes.

. Tomadas inteligentes: outra opção são os adaptadores que se conectam nas tomadas normais de casa. Eles dão a possibilidade de não investir em eletrodomésticos inteligentes logo de cara, fazendo com que você se familiarize com o sistema pouco a pouco.

Eles permitem monitorar o consumo de energia e até gerar relatórios de consumo. Além disso, se conectam com outros dispositivos inteligentes para ligá-los ou desligá-los de maneira automática, de acordo com horários pré-programados, ou por meio de acionamento manual.

. Entretenimento: integrar o seu “assistente” com serviços de música e TV é muito simples, no entanto, vale lembrar que tratam-se de dispositivos interligados. Isto é, se você tem um equipamento de som que se conecta de forma automática ao Spotify, por exemplo, é o seu assistente quem dará os comandos. Aqui é importante considerar que se sua TV tem mais de 5 anos, talvez seja necessário trocá-la, já que para receber os comandos é necessário uma entrada HDMI 2.0.

O ideal é que você possua algum dispositivo como Apple Tv ou Chromecast (ou o que for mais compatível com o seu ecossistema de controle) para que sejam possíveis as instruções de voz. Outra opção para o entretenimento que não exige a troca dos seus equipamentos é utilizar um emissor infravermelho que replica exatamente o sinal enviado pelos seus controles remotos. Com apenas um emissor você pode comandar qualquer dispositivo que use controle remoto e que esteja no mesmo ambiente, como o aparelho de som e até o ar-condicionado.

. Fechaduras inteligentes: esta opção requer um esforço maior para instalação, mais ainda assim é mais simples do que sistemas de segurança tradicionais. Hoje existe uma grande variedade de fechaduras inteligentes que incluem opções como abrir com códigos numéricos, cartões magnéticos, aplicativos de celular, chaves virtuais e até leitura biométrica. A maioria pode se conectar com o seu assistente de voz e, assim, é possível saber até quando tem visitantes esperando do lado de fora de casa.

Essas são algumas sugestões que são totalmente flexíveis dependendo da área da casa que você mais deseja começar o procedimento e do orçamento disponível para iniciar o projeto. Para isso, é importante pesquisar os equipamentos necessários no processo e entrar em contato com um profissional de automação residencial para ter conhecimento mais exato do investimento inicial. – Fonte e outras informações: (www.getninjas.com.br).